Momento é positivo para café brasileiro, afirma ministro da Agricultura

Imprimir

 Ministro da Agricultura, Wagner Rossi, vai se encontrar, no dia 13/05, com as principais lideranças da cafeicultura para ouvir as demandas e incentivar produtores, indústria, exportadores e cooperativas a desenvolver ações que valorizem as atuais circunstâncias

A retomada do consumo de café após a crise econômica mundial, aliada à queda dos estoques mundiais e à retração de países produtores concorrentes, proporciona cenário positivo para o produto brasileiro, na opinião do ministro da Agricultura, Wagner Rossi. “A produção da cafeicultura brasileira está solidamente encaminhada para um aumento muito equilibrado”, afirmou, nesta quinta-feira (6), durante o anúncio do segundo levantamento da safra 2010 de café.

A pesquisa, realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta crescimento de 19,2% na produção do grão, passando de 39,5 milhões de sacas, em 2009, para 47 milhões. Rossi destacou a necessidade de que toda a cadeia produtiva esteja “sintonizada”, a fim de solidificar o momento favorável da cafeicultura nacional. Ele anunciou, ainda, a execução de políticas de suporte ao café brasileiro para aumentar a inserção internacional do produto, aproveitando espaços deixados por grandes exportadores, como a Colômbia e países da América Central.

Reunião 

No próximo dia 13, o ministro da Agricultura se reunirá com as principais lideranças da cafeicultura para ouvir as demandas e incentivar produtores, indústria, exportadores e cooperativas a desenvolver ações que valorizem as atuais circunstâncias. “Se todos estiverem sintonizados com a oportunidade que há, hoje, para o café, poderemos avançar neste momento”, concluiu.

Fonte: MAPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *