Minasul monta laboratório de informática com acesso a internet em Escola Rural de Conceição do Rio Verde

Imprimir
Estendendo as ações do projeto social Minasul Educa, a Minasul inaugurou, na semana passada, o laboratório de informática na Escola Municipal da Fazenda Bom Jardim, na área rural de Conceição do Rio Verde / MG. Além dos equipamentos, a Cooperativa fará o fornecimento da internet e manutenção do laboratório.

A iniciativa visa atender a 28 crianças, com idades entre 4 e 10 anos. De acordo com a coordenadora Sônia Ferreira Fonseca Reis, que trabalha na escola há 25 anos, as crianças estavam ansiosas com chegada dos computadores. “Agora, a Bom Jardim está conectada com o mundo. Vai facilitar a aprendizagem dos alunos, além de ajudar as professoras a montar seu material de ensino”.

A Minasul já havia promovido uma ação beneficente na Escola, com a doação de materiais escolares, brinquedos pedagógicos, uniforme e cestas básicas. O evento fez parte do calendário de atividades do DIA C, Dia de Cooperar, e envolveu cerca de 50 voluntários, entre colaboradores, cooperados e parceiros. “O que a Minasul realizou e tem realizado para nossa escola não tem palavras. Superou a expectativa de todos e as crianças comentam até hoje. Agradecemos o carinho que vocês estão tendo com todos nós”, comenta a supervisora Marina Alves Pereira Junqueira.

Sobre o laboratório de informática, o corpo docente da instituição de ensino comentou que foi muito mais que uma necessidade. “O que para muitos não é nada de mais, mas para nós, é um sonho sendo realizado”, declarou Néa Aparecida da Silva, uma das professoras.

Dia de Cooperar – Dia C

Com a missão de ajudar as pessoas a transformar suas vidas e com a ambição de um mundo mais justo e com pessoas mais felizes, o Sistema Ocemg criou o projeto Dia de Cooperar – Dia C. Com o apoio e a participação efetiva das cooperativas de Minas Gerais, tem o objetivo de promover e estimular a integração das ações voluntárias de cooperados, colaboradores e familiares em um grande movimento de solidariedade cooperativista.

As cooperativas participantes, individualmente ou em grupo, desenvolvem em suas localidades ações, na forma de projetos, atividades e iniciativas, que valorizam o trabalho voluntário e demonstram a capacidade e o empenho do setor em promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de forma sustentável.

Projeto Social Minasul Educa

Desde 2013, a Minasul promove ações em prol da responsabilidade social, através do Minasul Educa, um projeto que tem como principal objetivo levar o conceito de cooperativismo a estudantes das escolas rurais.

Nesta proposta, são trabalhadas noções de cooperativismo abordando diretamente valores e interdisciplinaridade na educação de estudantes da área rural, em comunidades onde a Minasul atua.

O uso da interdisciplinaridade é uma forma de desenvolver esse trabalho integrando o conceito cooperativismo com várias áreas de conhecimento e o resultado pode ser apresentado na matemática, português, artes, etc na forma de desenho, redação, teatro e outras manifestações.

Fonte: Departamento de Marketing e Comunicação da Minasul

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *