Mapa reúne ministros da agricultura na Rio+20

Imprimir

Autoridades discutem cooperação para desenvolver tecnologias sustentáveis

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, se reuniu nesta quarta-feira, 20 de junho, com ministros da área agrícola de mais de 20 países. A reunião ocorreu no Forte de Copacabana como parte da programação paralela da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Antes do início do evento, Mendes Ribeiro Filho teve encontros bilaterais com os ministros da Agricultura da Finlândia, Jari Koskinen, e da Hungria, Sándor Fazekas. Durante as reuniões, foram discutidas parcerias entre os países na área de pesquisa agropecuária visando a troca de experiências e tecnologias sustentáveis aplicadas no campo. “A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma das maiores do mundo do setor e nos colocamos a disposição tanto para enviar os profissionais desse órgão para o exterior quanto receber pesquisadores estrangeiros”, afirmou o ministro.

A reunião principal contou com a participação dos ministros da Agricultura de países como Argentina, Uruguai e China. O ministro destacou o papel brasileiro como referência sustentável para o mundo, especialmente com o incentivo à utilização de práticas agrícolas, como plantio direto na palha e integração Lavoura-Pecuária-Floresta, a partir do Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). A iniciativa do governo brasileiro financia ações que auxiliem a reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

Mendes ainda informou dados às autoridades quanto à diminuição do desmatamento, especialmente no bioma Amazônia, em 23 anos (81% da floresta amazônica está preservada), e redução de 67% das emissões de gases de efeito estufa. “O Brasil atingiu um novo patamar no que se refere à produção com sustentabilidade”, afirmou.

O presidente da Embrapa, Pedro Arraes, apresentou às autoridades o trabalho da empresa no desenvolvimento de novas tecnologias no campo, especialmente as parcerias já existentes com centros de pesquisas de vários países do mundo. “Temos percebido o interesse de diversos países em conhecer o sistema produtivo do Brasil e o trabalho desenvolvido pela Embrapa. Ampliaremos as parcerias para levarmos às demais nações – especialmente as mais pobres – a tecnologia que desenvolvemos no Brasil para aumentar a produção preservando o meio”, explicou Arraes.

Nesta quinta-feira (21), Mendes Ribeiro continua a recepcionar autoridades internacionais da área agrícola, na Embrapa Solos. Às 9h, recebe o Comissário de Agricultura e Desenvolvimento Rural da União Européia, Dacian Ciolos, quando devem assinar um memorando de entendimento. Ele ainda se reúne, às 10h, com o ministro da Agricultura da China, Han Changfu.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MAPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *