Manual do Café é lançado em Vitória (ES)

Imprimir
Adocicado ou amargo, forte ou fraco, coado ou expresso. Independente da característica, o café conquistou o paladar em todo o mundo. Por isso, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) realiza nesta quinta-feira, dia 28 de julho, no prédio da Findes, em Vitória, o Lançamento do Manual de Métodos de Preparo de Cafés.

O Manual, que foi elaborado pela barista Paula Dulgheroff, com apoio do Sebrae ES, traz informações sobre diversos métodos de preparo do café em diferentes culturas. O objetivo é gourmetizar o produto e ensinar aos segmentos que têm o café em seu cardápio maneiras de prepará-lo e servi-lo, agradando os diferentes gostos dos clientes.

Paula Dulgheroff explica que, há cinco anos, novas tendências sobre métodos e preparos de cafés começaram a surgir. Contudo, as informações eram dispersas e havia dificuldade de encontrar um material que informasse os diferentes modos de preparo do produto. “Eu gastava muito tempo procurando informações, então realizei um estudo sobre cada método, o que resultou no manual. Ele ensina os modos de preparo, desde a forma de extrair, moer até preparar o produto com os diferentes sabores de várias partes do mundo”, explicou a barista.

Durante o evento, haverá um momento para a apresentação e degustação dos cafés elaborados com base nos métodos do manual. O lançamento será oferecido para convidados, mas produtores de café, apreciadores, profissionais do segmento e consumidores do produto terão acesso à ferramenta gratuitamente no site do Sebrae ES.

O evento é uma realização do Programa de Estimulo à Produção e Comercialização de Cafés Especiais do Sebrae ES, que tem como objetivo promover a produção e comercialização de cafés gourmet. “O projeto atende desde a plantação, indústria de torrefação, moagem até a xícara de café que será servida ao consumidor final. Queremos que o público traduza em sua xícara de café toda a qualidade trabalhada do produtor até a indústria”, explicou o diretor de atendimento do Sebrae ES, Ruy Dias de Souza.

A ferramenta é indispensável para aqueles profissionais e até mesmo consumidores que desejam consumir um produto de qualidade. “O manual é um facilitador na produção, pois oferece receitas e muita informação. Em todos os métodos e preparos descritos, enfatizamos o café especial, e por meio das experiências sensoriais o degustador perceberá a diferença do trato do produto”, explicou a barista, Paula Dulgheroff.

 

Fonte do texto: Portal Campo Vivo
Fonte do vídeo: G1 ES e TV Gazeta ES

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *