Mais que um simples cafezinho

Imprimir

É preciso conhecer o grão e sua procedência, o tipo de planta e a localidade onde o grão foi colhido, sem falar no tempo de torragem. Até mesmo o tempo de extração do café espresso na máquina pode influenciar no sabor da bebida. Assim, como o sommelier se dedica aos vinhos e a sua forma perfeita de harmonização, o barista é o profissional que se dedica à conseguir a xícara perfeita do café.

A cada dia cresce o público interessado pelas peculiaridades dessa bebida, que há muito tempo deixou de ser apenas a companhia das manhãs ou a finalização perfeita do almoço.
Foi pensando nesse público que a grife paulista Il Barista cafés especiais, criada há 8 anos em São Paulo pela especialista em cafés Gelma Franco, escolheu Recife para abrir sua sexta loja, a primeira fora de São Paulo. A cidade foi vista pela marca como uma possibilidade interessante para sua expansão, por tratar–se de um local que já é considerado um dos principais polos gastronômicos do país e também pelo seu crescimento econômico que é destaque na região. Já está em estudo a abertura de mais duas lojas na cidade.

Em funcionamento desde o final de dezembro, a loja Il Barista, fica dentro da Lounge Sansung Experience By Exclusive, no shopping Recife e é comandada pelas sócias Ingrid Menezes e Thaís Marques. Ambas têm a formação no curso de barista, assim como toda a equipe que trabalha na loja, garantindo um padrão de qualidade que permite aos clientes contarem com um atendimento especializado e toda a orientação necessária sobre a melhor forma de apreciar o café.

O foco da grife está nos cafés especiais, que são aqueles totalmente oriundos de plantas arábicas, cultivadas em regiões com no mínimo 800 metros de altitude. Assim como as demais lojas da grife, o estabelecimento trabalha com três tipos de cafés especias, são eles: o Ópera, de corpo intenso e notas achocolatadas; o Maestro, que possui uma doçura natural, e acidez média; e o Jazz, um grão orgânico, que apresenta notas mais cítricas. Além do espresso os clientes também podem encontrar na loja drinques especiais criados por Gelma Franco, assim como variados lanhes e também o grão, o pó ou o sachê dos três cafés e uma linha de canecas personalizadas com a marca da grife, nas cores branca, preta e vermelha.

A forma ideal para degustar o café

Puro e sem açúcar. Esta é a forma ideal de apreciar a bebida e conseguir perceber todas as notas de seu sabor. As proprietárias da loja Il Barista no Recife, Ingrid Menezes e Thaís Marques, orientam que antes de tudo é importante tomar um pouco de água com gás para limpar as papilas gustativas.

O primeiro gole do café pode servir para adaptar os paladares menos acostumados a tomar a bebida sem açúcar e os seguintes são para a pura apreciação. Outros aspectos importantes para serem observados no café são a cor e a espessura da crema que se forma sobre o líquido, que deve ser de cor castanha e espessa e para segurar os aromas e sabores da bebida.

Fonte: Coffee Break

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *