Maior cooperativa de café Conilon do Brasil completa 50 anos

Imprimir

O cooperativismo capixaba está em festa. A Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel) completou 50 anos de história de ousadia, inovação e coragem, na última sexta-feira (13). A ideia e motivação de um padre e a coragem de 38 produtores da cidade de São Gabriel da Palha, no Espírito Santo, fez surgir aquela que se tornou a maior cooperativa de café Conilon do Brasil e uma das mais importantes e respeitadas cooperativas agropecuárias do país.

A festa de comemoração foi realizada no Ginásio de Esportes de São Gabriel da Palha e contou com a participação de cerca de 4 mil pessoas, entre cooperados, colaboradores, autoridades e moradores da cidade. A programação da festa também contou com a palestra motivacional do conferencista Daniel Godri. Na ocasião, os sócios fundadores, familiares dos primeiros cooperados, colaboradores mais antigos e parceiros foram homenageados com um troféu dos 50 anos da Cooabriel.

A festa do jubileu de ouro da cooperativa contou com a presença do governador do Estado do Espírito Santo, José Renato Casagrande, do senador, Ricardo Ferraço, do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas e do presidente do Sistema OCB-Sescoop/ES, Esthério Sebastião Colnago. Também prestigiaram a festa e foram homenageados os ex-governadores do Estado, Paulo Hartung e Gerson Camata. O encerramento da comemoração foi marcado com sorteio de duas motos e por uma animada confraternização ao som de um grupo de forró.

Confira os depoimentos

Esthério Sebastião Colnago – Presidente do Sistema OCB-Sescoop/ES
Pra mim é uma alegria dupla estar aqui hoje, primeiro por estar representando o sistema cooperativista do Espírito Santo nesse aniversário de 50 anos da Cooabriel e em segundo lugar por também ser cooperado da Cooabriel, essa cooperativa que trabalha de maneira séria e em prol absoluto de seus associados e colaboradores. Para termos ideia, a cooperativa foi fundada antes mesmo de a OCB/ES existir e é um pilar para toda a cidade e população de São Gabriel da Palha. O café que seus cooperados produzem fizeram com que o nome da cidade fosse reconhecido mundialmente, o conilon plantado aqui é motivo de orgulho para o Brasil. Desejo que a cooperativa tenha mais 50 anos de vida e sucesso!

Dário Martinelle  – Sócio fundador da Cooabriel
O café Conilon tem uma importância muito grande no  Estado do Espírito Santo, porque ele norteia o Estado como o grande produtor de café. E, aqui, para a Cooabriel ele significa a existência da cooperativa. Isso porque, com a erradicação do café arábica na década de 60 a  Cooabriel teria desaparceido. O Café Conilon ressuscitou a Cooabriel e daí para frente a Cooabriel cresceu pela importância que o Conilon teve na produção de café do Espírito Santo. Significa a vida da Cooabriel e a Cooabriel em retribuição norteia todos os negócios de café Conolin não só no Espírito Santo, mas também em todo o Brasil.

Antônio Joaquim de Souza Neto – Presidente da Cooabriel
É uma imensidão muito grande estar nesse local hoje, como presidente da Cooabriel. Passaram vários presidentes, estou no 20º ano como presidente , não foi seguido, mas é o 20º. Acho que a Cooabriel é realmente uma cooperativa que foi criada com base muito sólida. Inclusive, estamos aqui hoje com o bispo Dom Aldo, que foi quem começou com esse trabalho de base e nós continuamos a cada dia procurando fazer bem e melhor para nosso associado, para que ele possa realmente ficar satisfeito com a cooperativa, onde ele possa armazenar seu café bem, vender na hora certa, com a quantidade desejada por ele, com pagamento sempre em dia. A mensagem que tenho é de agradecimento a todos que fundaram essa cooperativa, aos nosso sócios que nos apoiaram, aos diretores que também nos ajudaram a administrar nesses 50 anos, e em especial aos nossos funcionários. A Cooabriel tem uma equipe de funcionários fabulosa e excelente. Esse evento de hoje não seria realizado se não fosse esse quadro de funcionários.

Renato Casagrande – Governador do Estado do Espírito Santo
É uma alegria muito grande em participar desse evento, porque a Cooabriel é uma parceira. A Cooabriel nos ajuda a desenvolver e governar esse Estado. Nesses 50 anos, ela tem dado uma contribuição inestimável. Virou uma referência mundial no cooperativismo da área de produção de café, na produção de café Conilon é a mais importante do mundo. A Cooabriel projeta São Gabriel no cenário nacional e internacional e ela ajuda a gerar empregos e oportunidades para São Gabriel. Parabéns Cooabriel, parabéns São Gabriel e parabéns a todos municípios hoje que são atendidos pela Cooabriel.

Enio Bergoli – Secretário de Estado de AgriculturaÉ um motivo de muita alegria ver uma cooperativa que integra o Norte como todo e que fez de um período, de uma terra arrasada, quando foi erradicado o café arábica, fez com que nós nos tornássemos o maior produtor de café Conilon do Brasil. Portanto, a contribuição da Cooabriel é uma vitória do cooperativismo e dos cafeicultores que construíram essa trajetória de sucesso da cafeicultura de Conilon ao longo dos 50 anos.

Evair Viera de Melo –  Presidente do Incaper
Em nome do Incaper, digo que é uma alegria sem tamanho participar desse evento. A Cooabriel tem uma história bonita. Ela conseguiu reunir as pessoas, conseguiu construir uma marca, uma unidade. O café é o produto em torno do qual ela conseguiu fazer tudo isso. A Cooabriel é a união dos povos, é a união de gente. Essa junção de pessoas que ela conseguiu fazer é um patrimônio muito maior. Muitas famílias sonharam com a existência da Cooabriel, é o conceito da felicidade, de compartilhamento. A Cooabriel tem uma história muito longa de um caminho percorrido, de uma lição aprendida. Ela mostra que é possível sonhar, é possível aprender. Ela mostra que se a gente tiver a capacidade de trabalhar juntos, de forma organizada, via cooperativa, podemos realizar todos os nossos sonhos. E essa é a maior marca da Cooabriel.

Márcio Lopes – Presidente do Sistema OCB/Sescoop
Estou muito contente em participar dessa festa. Tenho um respeito muito grande pelo trabalho da Cooabriel. Um trabalho de 50 anos que sei que é de muita luta, de muita dedicação e perseverança. Sou da área cafeeira, sou produtor de café e já presidi cooperativa de cafeicultores. Então conheço bem os problemas e os gargalos desse setor. Eu sei da lutas enfrentadas pela Cooabriel e acompanho isso há muitos anos. A Cooabriel teve que convencer o mundo de que o café Conilon é bom. Ela tem um trabalho fantástico a ser reconhecido. Além de trabalhar pela cafeicultura em si, ela trabalha pela comunidade. A Cooabriel mais que cultivar café, cultiva capital social, cultiva amizade e confiança entre as pessoas, entre os dirigentes, funcionários, cooperados e isso é o que dá uma força incrível de mitigar eventos de crise e de melhorar a governabilidade da região e do Estado. Acho que essa é a grande força dos 50 anos. Meus parabéns e estou muito feliz em estar aqui.

Frederico de Almeida Daia – Superintendente do Cetcaf
Primeiro, quero falar da alegria de estar aqui. Isso é uma benção de Deus, que nos dá a oportunidade de vivenciar um momento dessa qualidade. Momento de comemoração em que uma instituição como a Cooabriel, criada lá atrás com tanto esforço, com tanto sacrifício, com tanta luta, chega até aqui sem manchas e com todas as virtudes que deu a sustentação ao Conilon brasileiro. E hoje, se o brasil é o grande produtor de robusta nós agradecemos e muito à Cooabriel, que deu sustentabilidade a essa vitória.

Henrique Vargas – prefeito de São Gabriel
Hoje estamos em festa na nossa cidade porque comemoramos 50 anos da Cooabriel, que é a maior cooperativa de Café Conilon do país e do mundo, isso é motivo de muita alegria. A Cooabriel começou aqui em São Gabriel da Palha, mas beneficia todo o Estado do Espírito Santo. Além disso, é fundamental a parceria da Cooabriel com a OCB, hoje aqui representada pelo nosso presidente estadual, Esthério Colnago que é nosso amigo e que incentiva todo o trabalho das cooperativas. E também hoje o presidente do Sistema OCB Nacional, Márcio, Lopes, nos prestigia. Então, estão todos aqui hoje reunidos nesse momento de muita alegria da cooperativa que influencia diretamente a economia do nosso município, a economia do nosso Estado, comercializando neste ano mais de 1 milhão de sacas de café, em um montante de R$ 300 milhões em um ano. É muito gratificante para nós estar nesse mandato e com esse presente de 50 anos da Cooabriel. 

Fonte: OCB/ES

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *