Mãe dá café para criança como remédio para déficit de atenção

Imprimir

Aos 7 anos, Rowan toma café todos os dias, como mostra a reportagem da rede de TV norte-americana ABC (Foto: Reprodução de vídeo / ABC)

Uma mãe norte-americana dá café todos os dias para seu filho de 7 anos e garante que a bebida faz bem à criança. Christie Haskell percebeu que o filho Rowan andava muito agitado e tinha dificuldades para se concentrar.

Mesmo sem consultar o médico, ela concluiu que o menino tinha transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Olhou na internet e viu que, em alguns casos, o tratamento indicado é o metilfenidato – também conhecido como ritalina, seu nome comercial. Como se trata de um estimulante, Christie resolveu, por conta própria, dar outro estimulante: a cafeína.

Em entrevista à rede de televisão ABC, Christie disse que o filho parou de fazer birra desde que começou a tomar café. “E se pedimos para ele sentar e fazer o dever de casa, ele realmente faz”, completou a mãe. Na reportagem, o menino também diz que a bebida o acalma e que o sabor o agrada.

A pediatra Ana Escobar, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), estranha a escolha da mãe. “Para criança, a gente evita qualquer tipo de estimulante do sistema nervoso central”, disse a médica. Refrigerantes de cola e chá preto são outros exemplos de bebidas ricas em cafeína, que, portanto, são contraindicadas para crianças.

Segundo a médica, as crianças são mais sensíveis a essas substâncias não só porque são menores. Devido ao metabolismo, elas precisam dormir mais que os adultos. “Não é bom deixar a criança ligada, porque crescer exige muito”, afirmou.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *