Madrugada de hoje foi a mais fria de 2010 no centro-oeste e sul de Minas Gerais

Imprimir

A forte massa de ar polar que vem atuando sobre o centro-sul do Brasil desde o início da semana causou um resfriamento muito acentuado em parte de Minas Gerais nesta quinta-feira. Belo Horizonte e muitas áreas do centro-sul e oeste de Minas Gerais tiveram hoje as mais baixas temperaturas de 2010.

O que mais impressionou foi o frio observado no Triângulo Mineiro. Conforme as medições do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima chegou aos 4ºC em Uberaba e Ituiutaba. O aeroporto de Uberlândia registrou 7ºC. Em Bambuí, a mínima foi de 4,6ºC. Valores desta ordem já ocorreram no Triângulo, mas são raros.

O frio que fez nesta região foi comparável ao observado no Sul de Minas Gerais, uma das regiões mais frias do Brasil. Em São Lourenço, a temperatura mínima foi de 4,4ºC, mas em Maria da Fé os termômetros marcaram até 1,9ºC. O aeroporto de Poços de Caldas, uma das mais importantes do Sul de Minas, a quinta-feira amanheceu marcando 2ºC. A região de Monte Verde registrou 4,6ºC. Por conta do frio intenso, é possível que tenha geado em várias áreas do Sul de Minas Gerais e até do Triângulo.

A Grande Belo Horizonte também amanheceu muito fria. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 7,4ºC em Florestal, 11,5ºC em Ibirité e 11,6ºC na região da Pampulha. Em outro ponto da capital mineira, a mínima oficial do Inmet foi de 13,4ºC. O aeroporto de Confins registrou 11ºC.

Mas os mineiros ainda vão sentir um pouco mais de frio nas próximas duas madrugadas. O ar polar avança forte em direção ao norte do Estado e esta sexta-feira será gelada em todas as regiões mineiras. Belo Horizonte deve amanhecer com frio em torno dos 11ºC. No sul do Estado, as temperaturas ao amanhecer devem ficar entre 6ºC e 0ºC e há possibilidade de geada.

Porém, a geada que ocorrer deve ser de fraca a moderada intensidade, principalmente em baixadas, com baixo risco para os cafezais. No fim de semana, o Estado de Minas ainda terá frio à noite e no início da manhã, mas com menos intensidade. O sol vai brilhar forte, mas quem for viajar deve ficar atento aos problemas de visibilidade causados pela neblina no início da manhã. 

Fonte: Climatempo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *