Justiça empresta máquinas de beneficiamento de café apreendidas para produtores em Muzambinho (MG)

Imprimir

A Justiça de Muzambinho vai emprestar para pequenos cafeicultores máquinas de beneficiamento de café que foram apreendidas em operações contra fraudes no Sul de Minas. As investigações apontaram que os equipamentos chegavam a desviar cerca de 10% dos grãos limpos.

Os crimes são investigados pela polícia há quase 2 anos, após uma denúncia feita no Ministério Público. Como na época em que as investigações começaram não havia colheita de café, o que dificultava os flagrantes, a polícia foi acompanhando os casos. Até o ano passado, eram 32 máquinas apreendidas.

Cinco dessas máquinas já estão disponíveis e serão emprestadas aos produtores já na colheita deste ano.

Investigações

As investigações começaram em meados de 2016. A quadrilha fazia contratos com os produtores que não tinham máquinas de beneficiamento de café para fazer o trabalho para eles. O que os cafeicultores não sabiam é que essas máquinas tinham um fundo falso capaz de desviar até 10% do café. Depois que a polícia descobriu a fraude, as primeiras apreensões ocorreram em um sítio em Muzambinho.

Lá, foram encontradas duas beneficiadoras adulteradas, além de documentos que levantaram a suspeita de que a situação da quadrilha, que é do Espírito Santo, poderia ser ainda maior. Os criminosos também agiam no interior de São Paulo, onde aconteceram apreensões em Caconde e Franca.

Para vender o café roubado dessa forma em depósitos da região, os criminosos arrendavam propriedades e aí conseguiram o título de produtores rurais. Cerca de 700 sacas de café chegaram a ser recuperadas pela polícia.

Fonte: G1 Sul de Minas e EPTV Sul de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *