IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil será em Curitiba

Imprimir

Pesquisadores que possuem o café como objeto de estudo devem se programar: a comissão organizadora do IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, realizado pelo Consórcio Pesquisa Café sob a coordenação da Embrapa Café, divulga o prazo-limite para recebimento dos resumos dos trabalhos técnico-científicos até 31 de março. Os resumos devem ser encaminhados por meio da página do IX Simpósio (http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br) e serão analisados e selecionados pela comissão científica de 1º a 12 de abril. A divulgação do resultado será feita até 24 de abril. Espera-se a apresentação de cerca de 400 trabalhos técnico-científicos.

Local, tema e parceiros – Os Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil é uma realização bienal do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, e faz parte da agenda nacional de desenvolvimento científico e tecnológico. Desde 2000, foram realizadas oito edições do evento. O IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, de 2015, tem como tema central "Consórcio Pesquisa Café – Oportunidades e novos desafios" e será realizado em Curitiba-PR, de 24 a 26 de junho. Para essa edição, conta com o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR como anfitrião e apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-PR.

Contribuição para a cafeicultura – O objetivo principal do Simpósio é apresentar resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café e promover ampla discussão da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café para garantir aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e sustentabilidade do setor. Para o gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, o evento propicia discussão do avanço do conhecimento gerado pela pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos em prol do agronegócio café.

Públicos – Nesta IX edição, espera-se reunir aproximadamente 1000 participantes entre os diversos representantes dos setores que compõem o agronegócio café, como pesquisadores, técnicos da extensão rural, professores, estudantes universitários, lideranças dos diversos segmentos da cafeicultura, produtores de café, empresários do setor, imprensa especializada e demais interessados nos avanços da ciência e da tecnologia cafeeira.

Consórcio Pesquisa Café – Criado em 1997, congrega instituições de pesquisa, ensino e extensão localizadas nas principais regiões produtoras do País. O modelo de gestão do Consórcio incentiva a interação das instituições e a otimização de recursos humanos, financeiros e materiais. As instituições fundadoras são: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, Instituto Agronômico – IAC, Instituto Agronômico do Paraná – Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro – Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras –Ufla e Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Mais informações do IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil pelo site http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br.

Para saber mais sobre o Consórcio Pesquisa Café, a Embrapa Café, o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-PR, acesse:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/

https://www.embrapa.br/cafe

http://www.iapar.br/

http://www.emater.pr.gov.br/

 

Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Café

Telefone: 61 3448-1927

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *