Inscrições para o Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais estão abertas

Imprimir

Cafeiculoteres mineiros das regiões do Cerrado, da Chapada de Minas, das Matas de Minas e do Sul de Minas já podem se inscrever no 12º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. O cadastro para participar da competição deve ser feito nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-MG).

Para concorrer nas duas categorias disponíveis, Café Natural e Café Cereja Descascado, os produtores devem cultivar café tipo arábica. Ao fazer a inscrição, o agricultor deve entregar as amostras do café e apresentar a ficha de inscrição, além do termo de conhecimento e concordância com o regulamento do concurso. A participação é isenta de taxas ou qualquer ônus para os participantes. A entrega das amostras nos escritórios da Emater-MG deve ser feita até o dia 8 de setembro.

“As maiores contribuições do concurso para a cafeicultura são motivação, educação e tecnologia. O concurso é um meio de mostrar que em qualquer local de Minas Gerais é possível produzir cafés com qualidade e características diferentes para agradar a todos os paladares”, disse o gerente regional da Emater-MG em Lavras, Marcos Fabri Júnior.

Após o período de inscrições, todas as amostras passam por três etapas de análises físicas e sensoriais e os resultados serão divulgados entre a última quinzena de novembro e a primeira de dezembro. 

O concurso
Em 2014, o concurso contou com a participação 1.025 amostras de café. Os vencedores das duas categorias foram da Zona da Mata. O produtor Greciano Lacerda Mourado, do município de Espera Feliz, ganhou na categoria Cereja Descascado. Já na categoria Café Natural, o campeão foi Roberto Carlos de Miranda, de Araponga.

O Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é realizado pelo Governo de Minas Gerais. A coordenação é da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Emater-MG em conjunto com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Instituto Federal do Sul de Minas/Campus Machado e Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

A iniciativa tem a parceria de diversas instituições, como o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg), Federação de Agricultura (Faemg), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaemg), e cooperativas de café do Sul do Estado.

Para mais informações sobre o concurso, acesse o site oficial, entre pelo telefone (35) 3821-0020, ou pelo e-mail uregi.lavras@emater.mg.gov.br.

Fonte: Revista Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *