Indonésia: exportações deverão cair 12,5% em 2010

Imprimir

As exportações de café da Indonésia deverão totalizar 350.000 toneladas em 2010, 12,5% a menos que no ano anterior, devido a uma combinação de menor produtividade como resultado das fortes chuvas, com um maior consumo doméstico, informou a Associação de Exportadores de Café da Indonésia.

As exportações no próximo ano deverão ser ainda menores, com um volume estimado de 325.000 toneladas, à medida que as chuvas poderão adiar a colheita e afetar a qualidade dos grãos, enquanto alguns produtores poderão mudar para cultivos mais atrativos.

A produção de café da Indonésia deverá ser melhor do que a estimativa da Organização Internacional de Café, de 10,75 milhões de sacas de 60 quilos, ou cerca de 645.000 toneladas, para a safra que termina em 30 de setembro de 2011.

Os destinos de exportação deverão permanecer relativamente sem mudanças, com os Estados Unidos, Europa e Japão continuando sendo os principais mercados do café da Indonésia. O café arábica deverá continuar representando 15% e o robusta, 85%, das exportações totais da Indonésia.

A reportagem é do Dow Jones Newswires, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

Fonte: CaféPoint

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *