Governo de Rondônia mobiliza a retomada da cultura cafeeira

Imprimir

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) participou, no último final de semana, da apresentação da cultivar de café Conilon BRS Ouro Preto, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O evento foi uma mobilização para a Retomada da Cafeicultura de Rondônia, que será lançada em dezembro.

Na sexta-feira (28), a cultivar foi apresentado aos técnicos dos órgãos ligados à agricultura de Rondônia, como Seagri, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvipastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e aos produtores de café.
 
Segundo o superintendente do MAPA, Sérgio Lucio de Miranda, “quando os produtores adquirirem os clones do BRS Ouro Preto, eles estarão pegando mudas de café altamente produtivas”.

O secretário da Seagri, Anselmo de Jesus, completa dizendo que Rondônia tem um grande potencial para a cultura cafeeira, e com a cultivar BRS Ouro Preto a qualidade do café produzido no Estado irá beneficiar a todos.
 
No sábado (29) a reunião foi para apresentar o BRS Ouro Preto aos cafeicultores e viveiristas de Rondônia.

Anselmo de Jesus diz ainda que é necessário que o Estado trabalhe em parceria com os produtores rurais. “Precisamos estar perto dos pequenos produtores prestando toda a assistência, porque são eles que fazem nosso Estado crescer”, encerra o secretário.

Participaram do evento produtores de Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Ariquemes, Seringueiras, Alto Paraíso, Colorado do Oeste, Cacoal entre outros.

Fonte: Rondônia Dinâmica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *