Fungo atinge cafezais e reduz expectativa de safra de 2012

Imprimir

Um levantamento feito pela Cooperativa de São Sebastião do Paraíso (Cooparaíso) concluiu que a safra de 2012 deve ser 4,72% menor do que a esperada. O que vem preocupando os produtores é o aparecimento de um fungo chamado de ponta preta, que deve prejudicar também a safra de 2013.

Nos 37 municípios atendidos pela cooperativa, foram colhidas 2,2 milhões de sacas de café. Para o ano que vem, eram previstas 3,3 milhões, mas esse número não deve ser alcançado.

A lavoura de Éder Gianchero tem seis anos e ele estava otimista com a próxima safra. Este ano, foram colhidas 1,5 mil sacas de café nos 55 hectares e a expectativa era de colher 30% a mais em 2012. Mas os problemas com o cafezal estão desanimando o produtor. Além do fungo, a falta de chuva também prejudicou as plantações.

De acordo com o engenheiro agrônomo Marcelo Almeida, os cafezais estão com manchas produzidas por bactérias que danificam galhos e folhas. Com 60% dos ramos doentes, a queda na produção pode chegar a 24,7 sacas por hectare.

O cafeicultor Antônio Aparecido Sanches tem 18 hectares plantados e fez de tudo para proteger o café. Mesmo assim, ele acredita que o prejuízo chegue a 30%.

Fonte: Caminhos da Roça – EPTV.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *