Frente fria causa chuva em áreas de café

Imprimir

Uma frente fria chegou no último final de semana e mantém o tempo instável em áreas de café, desde o norte do Paraná até a parte centro e sul de Minas Gerais. Esse sistema se mantém nos próximos dias, causando chuvas em boa parte das áreas produtoras do Sudeste. Até a quarta-feira, chove no norte paulista e em grande parte de Minas Gerais, assim como no Espírito Santo. Na quinta-feira a chuva diminui, mas a partir de sexta-feira outra frente fria avança a partir do Paraná.

Chuva com acumulados significativos em parte do Sudeste do Brasil

Nesta terça-feira (15/04) a atuação de uma frente fria organizou uma Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) entre o AC, SP, RJ e extremo sul do ES, onde há uma faixa de nebulosidade e pontos com chuva. Sobre esta área haverá chance de chuva forte, entre o norte e nordeste de SP, áreas de MG, do RJ, GO, DF, MT, RO, AC, AM e PA. As chuvas nestas áreas deverão provocar impactos à população das áreas atingidas. No litoral de SP e no sul do RJ (incluindo áreas da Grande Rio e Serra), além da chuva forte, haverá condição para acumulado significativo de chuva. As temperaturas estarão baixas em parte do centro-sul do Brasil.

REGIÃO SUDESTE

14/04/2014: No leste de SP, centro-sul e leste do RJ: muitas nuvens e chuva intensa, podendo gerar acumulados significativos. No oeste de SP: encoberto com chuva isolada. No nordeste de MG e do ES: chuva isolada. No norte de MG e interior do ES: possibilidade de chuva. No litoral de SP e leste do RJ: chuvoso. Nas demais áreas da região: muitas nuvens com pancadas de chuva localizadas a qualquer hora. Temperatura em queda no centro-leste de SP, no RJ e sul de MG. Temperatura máxima: 30ºC no norte de MG.

15/04/2014: No leste de SP, sul de MG e do ES e serra da Mantiqueira: muitas nuvens e chuva intensa, podendo gerar acumulados significativos. No nordeste de M e oeste de SP: encoberto com chuva isolada. No RJ e litoral de SP: chuvoso. Nas demais áreas da região: muitas nuvens com pancadas de chuva localizadas a qualquer hora. Temperatura em declínio em SP, RJ, sul do ES, sul e leste de MG. Temperatura máxima: 30ºC no norte de MG. Temperatura mínima: 16ºC no sul de MG.

16/04/2014: No sul e oeste de SP: nublado. No litoral de SP e do RJ: chuva isolada. No norte de MG: sol e poucas nuvens. No leste de MG, norte do RJ e sul do ES: muitas nuvens e chuva. Nas demais áreas da região: muitas nuvens com pancadas de chuva localizadas a qualquer hora. Temperatura em gradativa elevação na região.

Tendência: No oeste de SP: variação de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva. No litoral de SP: chuva isolada. No litoral do RJ até ES: muitas nuvens e chuva. No norte de MG: nublado. Nas demais áreas da região: muitas nuvens com pancadas de chuva localizadas a qualquer hora. Temperatura em gradativa elevação na região.

Elaborado pela Técnica em Meteorologia Camilla Correia.

Fonte: Newscafeicultura com SOMAR e INPE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *