Finalistas do Concurso Conilon de Excelência têm notas médias acima de 81 pontos

Imprimir
Da redação do CafèPoint

Os 10 classificados na 13ª edição do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel da safra 2016 foram cafés produzidos em cinco municípios capixabas. Segundo os avaliadores, os grãos apresentaram notas médias acima de 81 pontos, revelando cafés de excelentes qualidades, com grande padrão de bebida, mesmo diante da pior crise hídrica da história do Espírito Santo.

Os 10 classificados na 13ª edição do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel na safra 2016 foram cafés produzidos em cinco municípios capixabas // Foto: Cooabriel/ Divulgação
Os 10 classificados nesta edição foram cafés produzidos em cinco municípios capixabas

Foram 98 inscritos, com amostras provenientes de 12 municípios da área de ação daCooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel) no estado do Espírito Santo. Um resultado de participação 30% superior em relação ao ano passado, contrariando a expectativa dos organizadores. Especialmente por considerar que essa edição acontece em meio a um cenário de grande adversidade climática, em que se registra uma das piores secas da história do Estado do Espírito Santo.
O gerente geral da Cooabriel, Edimilson Calegari, acompanhou as etapas de provas e avaliações que definiram a lista dos 10 finalistas e falou da satisfação com a qualidade dos cafés. “Apesar dos problemas enfrentados pelos produtores nesta safra, como consequência da crise hídrica, que reduziu a produção, o XIII concurso revelou cafés de excelentes qualidades. Isto se justifica pelo zelo e empenho do produtor em apurar qualidade para agregar valor ao produto e também porque com o clima. O café como fruta tropical teve seu sabor acentuado, resultando numa bebida melhor, tanto que as amostras finalistas apresentaram notas com médias totais acima de 81 pontos”, justificou.

Foto: Cooabriel/ Divulgação
“Apesar dos problemas enfrentados pelos produtores nesta safra, o concurso revelou cafés de excelentes qualidades”, afirma O gerente geral da Cooabriel, Edimilson Calegari

Para o degustador da Cooabriel e responsável pela logística e armazenagem da unidade São Gabriel da Palha, José Carlos de Azevedo, as características das amostras desse concurso de 2016 foram bem mais elevadas do que do ano de 2015. “É furto do trabalho inovador da Cooabriel em apoiar o seu produtor em todas as fases de produção, inclusive, com aporte tecnológico, que favoreceu o resultado mesmo nesta situação adversa do clima”, falou entusiasmado.

Integrante da equipe de provadores, o especialista em qualidade de café, Vanildo Págio, afirma que se surpreende ano a ano com a qualidade dos cafés apresentados. “É nítida a mudança do produtor no preparo dos seus cafés, resultando assim, em bebidas finas caracterizadas como fragrância, acidez mediana, leve doçura, equilíbrio de amargor e outras nuances agradáveis ao paladar (características que há pouco não se atribuía ao conilon capixaba). Destaque para os cerejas descascados que sobressaem ao paladar. Parabéns aos produtores e sua cooperativa que entregarão ao mercado um conilon de extrema qualidade e será sem dúvida, percebida pelo consumidor e valorizada pelos tomadores de café”, avaliou.

Gustavo M. Sturm, R Grader, que também faz parte da equipe de provadores, se impressionou com o resultado das avaliações. “A maioria apresentou uma bebida limpa, suave, com atributos equilibrados. Os finalistas se destacaram com excelentes nuances, elevada acidez e doçura, além de um retrogosto muito agradável, mostrando-se imponentes durante a avaliação. A Cooabriel está de parabéns pelo pioneirismo no incentivo à melhoria da qualidade do café conilon. Este tipo de ação é fundamental para tornar o negócio café cada vez mais sustentável”, completou.

Finalistas
No último dia 3 de outubro, a Cooabriel divulgou a lista dos 10 classificados. Os melhores cafés conilon da safra 2016 serão conhecidos no dia 19 de outubro, em evento que premiará os finalistas por categorias, sendo cinco cafés naturais e cinco cerejas descascado.

Confira, abaixo, a lista dos classificados (em ordem alfabética):

Tabela: Cooabriel
Fonte: CaféPoint

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *