Falta de chuva pode reduzir volume de café arábica

Imprimir

O clima quente e seco das últimas semanas pode comprometer o rendimento da safra 2014/2015 de café arábica no Brasil, informou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), nesta quarta-feira (29/1).

“Nessa época, as plantas estão em fase de granação e necessitam de um bom volume de chuvas generalizadas para o desenvolvimento dos grãos”, explicou o Cepea. Segundo a instituição, cafeicultores de algumas praças de São Paulo e Minas Gerais já estão em alerta por conta do calor e da falta de chuva. Por outro lado, as regiões produtoras de robusta não têm sofrido tanto com as adversidades e a temporada deve ter bom volume.

Mercado
Entre 21 e 28 de janeiro, as negociações de arábica seguiram lentas no físico e os preços recuaram, pressionados pela queda nas cotações externas. Na terça-feira, 28, o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto em São Paulo, fechou a R$ 284,06/saca de 60 kg, queda de 0,6% em relação à terça anterior.

Quanto ao robusta, os preços da variedade também recuaram em sete dias. O Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6 peneira 13 acima fechou a R$ 226,89/saca de 60 kg na terça-feira, queda de 0,83% em relação à terça-feira anterior, 21.

Globo Rural – Rio de Janeiro/RJ – NOTÍCIAS – 29/01/2014 – 13:16:04

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *