FAEMG realiza encontro do Café+Forte em BH

Imprimir

Produtores, técnicos e entidades da cafeicultura mineira reuniram-se em BH, na manhã de hoje (17/9), para o I Encontro de Produtores do Programa Café+Forte, realizado pela FAEMG.

O encontro marcou a comemoração pelos cinco anos do programa. Foram homenageadas quatro entidades parceiras que se destacaram pelo número de municípios participantes, técnicos capacitados e produtores assistidos. Receberam a placa comemorativa: Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Santo de Minas, a Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu – Coomap, a Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha – Coocafé, e a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé – Cooxupé.

Durante a abertura, o diretor da FAEMG, João Roberto Puliti, lembrou as dificuldades enfrentadas pelo cafeicultor mineiro, ressaltando as oportunidades para que ele agregue cada vez mais valor à sua produção: “O sucesso do Café+Forte está em proporcionar condições ao produtor para cuidar cada vez melhor de seus negócios, já que da lavoura ele entende bem. Os benefícios do programa são rápidos e fortes, assim como os desse encontro de hoje certamente também serão sentidos por todos nós”, disse.

O coordenador técnico do Café+Forte, Hélcio Lopes, explicou que a base do programa está no direcionamento da gestão estratégica, para que o produtor ganhe em competitividade e torne-se cada vez menos vulnerável às crises do setor: “É um trabalho de assistência mais gerencial do que técnica, em que estudamos a realidade e as particularidades de cada propriedade e sua produção, para juntos projetarmos as alterações, que são sempre feitas no ritmo do produtor”. Para ele, o mais importante é fornecer qualificação e informação e criar condições para que o cafeicultor tome decisões eficientes na alocação de recursos produtivos, sabendo definir qual a melhor hora e melhor forma de atuar em cada etapa, da adubação à comercialização.

O encontro contou ainda com a palestra “A Motivação como resultado de uma nova realidade”, ministrada pelo consultor José da Paz Cury.

SIC 2014

O I Encontro de Produtores do Programa Café+Forte integrou a programação da Semana Internacional do Café, que segue até quinta (18), no Expominas. Realizado pela FAEMG, Café Editora e Sebrae, o evento reúne representantes de toda a cadeia produtiva, oferecendo mais de duas mil horas de cursos, palestras, cupping e rodadas de negócio.

Clique aqui e veja o álbum com as fotos do evento .

Fonte: FAEMG via Rede Social do Café

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *