Estudo revela que tomar café ajuda a reduzir erros no trabalho

Imprimir

 Profissionais noturnos podem ter problemas no "relógio biológico" e cometer mais erros

Pesquisadores dos Estados Unidos dizem que a cafeína, encontrada no café, em pílulas e bebidas energéticas, por exemplo, ajuda funcionários que dão plantão ou trabalham à noite a cometerem menos erros. A conclusão é de uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina Tropical de Londres, no Reino Unido.

De acordo com os cientistas, 15% dos trabalhadores de países industrializados dão plantões ou trabalham à noite, o que pode alterar o chamado ciclo circadiano, conhecido popularmente como "relógio biológico", que regula funções do corpo como a fome, o sono e o estado de vigília. Esses ciclos são influenciados pela luz solar. Com isso, os trabalhadores têm dificuldade para dormir e podem ficar com sono durante o trabalho, o que aumenta o risco de erros.

A equipe analisou os resultados de 13 testes sobre os efeitos da cafeína no desempenho desse tipo de profissional – alguns dos estudos analisaram os efeitos práticos da substância, como a melhora na capacidade de dirigir, enquanto outros mediram a atividade neurológica dos indivíduos.

De acordo com a pesquisa, a cafeína foi mais eficiente para reduzir o número de erros no trabalho do que o placebo (uma dose "de mentira", sem qualquer substância relevante) e também do que uma soneca. Houve melhora também na concentração, memória, atenção e percepção.

Apesar disso, os pesquisadores reconhecem que é preciso estudar melhor o assunto, já que a maior parte dos testes foi feita com pessoas de 20 a 30 anos. Como as variações no ciclo circadiano dependem da idade, ainda não é possível ter uma ideia clara dos efeitos da substância para a população como um todo. 

Fonte: R7

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *