Estoques de café estão baixíssimos

Imprimir

Com a colheita da safra nova de café 2011 no cerrado mineiro ainda incipiente, não passando de 1%, a região está com seus armazéns praticamente vazios. Segundo o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, o estoque é tão baixo que "podemos dançar baile em todos os armazéns do cerrado".

Ele estima que o estoque remanescente da safra 2010 não passa de 5%.

Segundo Green Coffee Association (GCA), os estoques norte-americanos de café verde (em grão) registraram uma queda de 38.672 sacas de 60 quilos no mês de abril de 2011 frente a março. O total de café verde depositado nos armazéns credenciados pela GCA em 30 de abril de 2011 chegava a 4.193.481 sacas, ante as 4.232.153 sacas em de fevereiro de 2011.

Quanto as vendas antecipadas no Brasil da safra 2011, Francisco de Assis afirma que elas estão em no máximo 20% do total previsto para ser colhido. O ritmo de vendas é menor que o normal para o período. Isso se explica pelo fato de que a safra é de ciclo baixo de produção e os vendedores têm medo de não terem oferta para honrar os seus compromissos, bem como o comprador também fica receoso.

Fonte: CaféPoint

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *