EPAMIG realiza o 7º Encontro Tecnológico do Café

Imprimir

O objetivo do evento é incentivar o intercâmbio de informações entre diferentes elos da cadeia produtiva do café.

Pesquisadores da EPAMIG e da iniciativa privada apresentarão resultados de pesquisa em sete estações de campo, como: cultivares de café resistentes à ferrugem, adaptadas para a região: Paraíso (MG H 419-1) e Catiguá (MG1, MG2, MG3, Pau Brasil); aumento da produtividade do café; proteção com produtividade; Programa de Certificação de Propriedades Cafeeiras, Certifica Minas Café; colheita, processamento e secagem do café.

Qualidade na cafeicultura, demandas mundiais e oportunidades serão temas apresentados pela pesquisadora da EPAMIG Sul de Minas Sara Maria Chalfoun, que participa de projetos de pesquisas sobre benefícios do café para a saúde, sustentabilidade da produção orgânica de café em Minas Gerais, inclusão de cafeicultores familiares por meio da adoção de tecnologias de baixo custo, dentre outros.

O evento é mais uma ação do projeto “Desenvolvimento e Avaliação de Ferramentas de Comunicação Rural para a Cafeicultura do Sul de Minas”, financiado pelo Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café – CBP&D Café. Em abril a EPAMIG realizou dois dias de campo de cafeicultura com o objetivo de integrar produtores de café das regiões de Três Pontas e Machado. Durante os eventos foram divulgadas tecnologias adaptadas para cada região.

Pesquisas em Café

A EPAMIG desenvolve tecnologias voltadas para a cafeicultura em diversas regiões de Minas Gerais. Atualmente, as pesquisas estão concentradas no Núcleo Tecnológico EPAMIG Café (Nutec), que coordena as atividades de pesquisa e desenvolvimento relacionadas àquela cultura, nas seguintes Unidades da Empresa: Fazenda Experimental de Machado, Fazenda Experimental Dr. Sílvio Menicucci, em Lavras, Fazenda Experimental de Três Pontas, Fazenda Experimental de Patrocínio, Fazenda Experimental Vale do Piranga e Fazenda Experimental de São Sebastião do Paraíso. Esta última é referência na qualidade de produção de sementes e tecnologias do café para as regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais e Mogiana Paulista.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento.

Informações: (35) 3531 -1496 – [email protected]

Fonte: Portal do Agronegocio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *