Epamig realiza 1ª Reunião Técnica da Cafeicultura de Guaxupé e região

Imprimir

Será realizada, dia 20 de novembro, a 1ª Reunião Técnica da Cafeicultura de Guaxupé e região na sede da Cooxupé a partir das 8 h. O evento é uma ação do projeto “Desenvolvimento e Avaliação de Ferramentas de Comunicação Rural para a Cafeicultura do Sul de Minas”, financiado pelo Consórcio Pesquisa Café que consiste em realizar encontros tecnológicos, dias de campo e treinamentos a fim de apresentar tecnologias geradas pela pesquisa e prospectar demandas junto a cafeicultores e técnicos da extensão publica e privada.

O projeto é uma parceria entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O evento conta também com o apoio da Cooperativa dos Produtores de Guaxupé (Cooxupé).

Foram convidados cerca de 120 técnicos ligados a Cooxupé e o principal foco do evento é divulgar os resultados de pesquisas, facilitando o acesso de técnicos e produtores aos estudos desenvolvidos, promovendo a troca de informações, difusão de tecnologias e, sobretudo a aproximação entre produtores, pesquisadores e extensionistas da região por meio de debates sobre vários temas ligados a cafeicultura.

Para Rogério Silva que é chefe do Centro de Pesquisa da Epamig Sul de Minas, o evento será de grande importância, pois surgirão demandas de interesse do setor produtivo e a probabilidade de sucesso é muito grande. “A Reunião Técnica é uma ferramenta onde os pesquisadores transmitem os seus conhecimentos aos técnicos, que terão maior capacidade de atender aos cafeicultores/cooperados, na busca de uma produção sustentável, com menor custo e preservação do meio ambiente. Além disso, serão levantadas demandas de assuntos, de interesse dos técnicos, que serão abordados em eventos que serão realizados no próximo ano, dentro do plano de ação”, explicou o pesquisador.

Dentro da programação, serão realizadas seis palestras de pesquisadores da Epamig elucidando os resultados de pesquisas e apresentação de soluções e inovações tecnológicas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio café. Empresas do segmento privado também mostrarão seus portfólios de produtos voltadas a cafeicultura como a Basf, Bayer, Cheminova, Du Pont e Palini & Alves.

 

Fonte: Rede Social do Café (Daniela Novaes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *