Epamig completa 36 anos

Imprimir

 Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais completa 36 anos: Sede da Epamig em Belo Horizonte (MG)

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) completa, no dia 6 de agosto de 2010, 36 anos. A Empresa, vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), atua no desenvolvimento de pesquisas que buscam a melhoria da qualidade dos alimentos e a proposição de novas tecnologias para aumentar a produtividade no campo, gerar mais renda para o produtor rural e melhorar a qualidade de vida.

Além de propor alternativas mais corretas e rentáveis para práticas como: cafeicultura, fruticultura, bovinocultura, aquicultura e produção de sementes, grãos e hortaliças, a Epamig possui programas de pesquisas em áreas emergentes como floricultura, agroenergia, silvicultura e meio-ambiente. Outro compromisso é levar a produtores rurais, técnicos e comunidade científica essas tecnologias, através de publicações e eventos técnicos.

Em 2009, a Empresa realizou, em Maria da Fé, a primeira extração de azeite extravirgem do Brasil. O produto, obtido no Núcleo Tecnológico Epamig Azeitona e Azeite, atende aos padrões de classificação internacional e deve ser comercializado a partir de 2012. Também são destaques as pesquisas voltadas para a produção de vinhos, em Caldas (Sul de Minas) e de derivados do leite feitas pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), instituição que há 75 anos é referência em ensino e pesquisa nesta área.

Estrutura

Para atender às demandas de produtores mineiros e diversas regiões do Brasil, a Epamig conta com a sede administrativa, em Belo Horizonte; dois núcleos de ensino, o Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Juiz de Fora, e Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo, em Pitangui; cinco unidades regionais (Centro-Oeste, Sul de Minas, Norte de Minas, Zona da Mata e Triângulo e Alto Paranaíba); cinco núcleos tecnológicos (Uva e Vinho; Azeitona e Azeite; Batata e Morango; Floricultura e Florestas); e 28 fazendas experimentais.

Fonte: Epamig

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *