Encontro em Varginha (MG) encerra a programação 2016 de encontro da FAEMG

Imprimir
Fortalecer a parceria e discutir temas relevantes para o crescimento do agronegócio. Foi com esse propósito que a FAEMG promoveu nessa quinta-feira (25), no Parque de Exposições em Varginha, o oitavo e último Encontro Regional de Presidentes de Sindicatos de Produtores Rurais.

O evento reuniu 36 líderes rurais da região do Sul de Minas, além de representantes da diretoria da FAEMG e do SENAR MINAS. O presidente da Federação, Roberto Simões, apresentou as ações já realizadas pela entidade e seus resultados, programas e planos futuro para o agronegócio mineiro.

Foram tratadas diversas questões, como a segurança no campo; considerada uma das principais preocupações: “Há 5 anos tínhamos registrado 5 mil ocorrências de crimes na zona rural mineira. Hoje esse número é de 11 mil e pode ser ainda maior. Isso preocupa muito a Federação. O governo não resolverá a questão sozinho, é preciso criar comitês de defesa e agirmos juntos”, disse o presidente da FAEMG.

Roberto Simões também falou sobre as eleições municipais. O presidente reforçou a importância de eleger representantes que lutem pela classe rural e que estejam dispostos a atender as necessidades do produtor.

Para Antônio do Carmo Neves, superintendente do SENAR MINAS, o encontro é importante pois é quando o SISTEMA FAEMG traz informações das lutas políticas da classe, realizações e sucessos que tem conquistado, e as propostas de uma atuação conjunta política e técnica: “Nossa presença aqui facilita na troca de ideias, conhecimento, informações e experiências. Recebemos sugestões interessantes para que serem analisadas e, assim, melhor apoiarmos as entidades em cada região do estado”, explica.

Durante o encontro, os presidentes dos Sindicatos também tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas, a situação de cada município e fornecer informações. “É um evento muito importante e essa aproximação das entidades faz a diferença, juntos podemos melhorar nossas ações no campo”, comentou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Carrancas, José Maria Guimarães.

O Encontro de Presidentes de Sindicatos Rurais é realizado anualmente. Este ano os eventos regionais ocorreram nas cidades de Uberlândia (5/5), Montes Claros (19/05), Manhaçu (10/6), Governador Valadares (30/06), Sete Lagoas (21/7), Patos de Minas (25/07), Juiz de Fora (8/8) e Varginha (25/8). Para Roberto Simões, o encontro é um momento único, de aproximação com os presidentes onde eles trazem os programas específicos e as demandas do local, “e dessa forma, nós pretendemos apoiar cada vez mais as ações do sindicato para que eles possam atender melhor o nosso produtor rural”.

Fonte: Sistema FAEMG (Fotos: Diógenes Caxin / Ascom Assul)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *