Empresa quer implantar transporte do café por trem do Sul de MG para portos do RJ e SP

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A 20ª edição da Expocafé, que terminou na sexta-feira (19) em Três Pontas (MG), trouxe como diferencial novos serviços para os produtores. Além dos já tradicionais maquinários e implementos agrícolas, a feira também trouxe soluções para quem deseja transportar o café por trens para os principais portos do país.

Segundo o representante da empresa de logística, que oferece o serviço, a proposta é que os exportadores de café da região passem a utilizar a malha ferroviária ao invés do transporte por caminhão.

Empresa quer fazer transporte de café por trem para portos de São Paulo e Rio de Janeiro (Foto: Lucas Soares)

“A gente entende que a região Sul de Minas tem grande importância no nosso negócio, que é levar o café do produtor, do grande exportador, para os portos do Rio de Janeiro ou de Santos. O nosso serviço contribui com seguro baixo, índice de avaria muito baixo e custo competitivo e segurança, que é uma coisa muito interessante para esse mercado”, diz Marcelo Jesus.

Para levar o café produzido do Sul de Minas por trem até os principais portos do país, a carga teria que ser levada até Itutinga (MG), onde a empresa já conta com um terminal.

“A nossa malha ferroviária não chegava até a região. Hoje estamos buscando soluções para não necessariamente a rodovia precisar chegar até Três Pontas, ou dentro de Varginha, por exemplo. Com um terminal próximo, em um raio de 150 quilômetros, a gente consegue levar a carga até a ferrovia com outros modais e com essa solução completa até os portos, trazer uma oportunidade interessante ao exportador”, disse Jesus.

Mapa mostra caminho (em azul) que café percorreria por trem até portos (Foto: Lucas Soares)

Segundo os representantes da empresa, a opção pelo transporte ferroviário ao invés do rodoviário para a exportação de café, poderia trazer um custo 20% menor do que é praticado hoje, além de aumentar a segurança, diminuindo, inclusive, a incidência de roubos de cargas, comuns na época de colheita na região.

“O custo ferroviário tem uma tendência de ser mais baixo. Já temos a estrutura pronta, o que a gente precisa é o trabalho de levar essa carga até o terminal, esse que é o grande desafio: mostrar para o público que isso é possível. A forma como é embarcada a carga, os próprios contêiners são posicionados para dificultar a abertura em caso de sinistro. A malha tem lugares bem segregados de difícil acesso para tirar a carga e levar para outro lugar no caso de roubo”, disse o representante da empresa.

Segundo a organização da Expocafé, a feira deste ano movimentou o mesmo volume do ano passado: R$ 200 milhões. Ainda conforme a organização, as transações fechadas na feira que serão realizadas ao longo do ano subiram 30% em relação ao ano passado.

Fonte: G1 Sul de Minas (Por Lucas Soares)

2 thoughts on “Empresa quer implantar transporte do café por trem do Sul de MG para portos do RJ e SP

  • 28/05/2017 at 1:38 pm
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    OPS … Preciso complementar … Vão dizer que o ramal em questão não pertence a mesma empresa … Sim … Correto … Do mesmo modo que um outro ramal que segue praticamente pelo mesmo caminho deste sugerido, com algumas variações … Carrancas (MG), Passa Vinte (MG), etc., também não pertence a mesma empresa … Está funcional … E não consta do mapa … Mas a questão que levanto aqui é justamente esta ‘política maluca’ de transporte de carga … Ora … Claro que precisamos incrementar o transporte ferroviário … Ora … Os Municípios por onde passa o mencionado ramal sucateado perderam dinamismo econômico com a desativação da ferrovia … Atualmente boa parte do café é transportado por Rodovias (BR267, BR354, etc.) que seguem quase que o mesmo caminho da ferrovia sucateada … Agora estão querendo transferir o transporte para outra alternativa que não beneficia estes Municípios … Alguém já parou para analisar de onde são os motoristas dos caminhões que transportam o café do Sul de Minas !!!???… Então … Circulo constantemente por estas estradas … Vejo os caminhões nos períodos de safra … Não me surpreenderia se estes motoristas fossem em sua maioria exatamente dos mesmos Municípios já tão prejudicados com a desativação do mencionado ramal ferroviário !!!!!!??????……

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  • 28/05/2017 at 1:15 pm
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    Bem … Olhando o mapa é de ‘rir’ … Lembram-se do ramal Três Corações (MG) – Cruzeiro (SP) … Então … Por quê deixaram sucatear !!!???… Agora falam em levar até o Terminal de Itutinga (MG) … Praticamente a mesma distância por Rodovia até Cruzeiro (SP) … Claro que em Rodovias Melhores (BR381, etc.) … Mas com isto o Sul de Minas que dizem valorizar “SE LASCOU” … Explico :… Sucateado o ramal mencionado acima … Transfere-se o transporte para um ramal fora do Sul de Minas … O ramal a partir de Itutinga (MG) passando por Bom Jardim (MG) e chegando ao Rio de Janeiro (Estado) está fora do Sul de Minas … Ou seja … Já é Campo das Vertentes (MG) … Concluindo :… O Extremo Sul de Minas (Passa Quatro, Itanhandu, Pouso Alto, São Lourenço, Soledade, Conceição do Rio Verde, etc.) por onde passa o mencionado ramal sucateado simplesmente foi … Para ser ‘clean’ … “ESQUECIDO” !!!!!!!??????……

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