Embrapa marca presença na SuperAgro

Imprimir

A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG) participará, juntamente com a Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora/MG), a Embrapa Café (Brasília/DF) e o escritório de Sete Lagoas da Embrapa Produtos e Mercado (Brasília/DF), da SuperAgro 2012, que acontece até o dia 10 de junho em Belo Horizonte (MG). O evento, que está em sua 8ª edição, espera movimentar entre R$ 30 e R$ 40 milhões com negócios, além dos valores faturados nos leilões de animais. A expectativa é de que o público seja superior aos 70 mil visitantes que passaram pela feira em 2011.

A Unidade apresentará dois temas para os visitantes. Um deles são as pesquisas com sorgo sacarino visando à produção de etanol. Essa cultura tem se mostrado promissora como complementar à cana-de-açúcar com tal objetivo. Como as usinas de produção de etanol à base de cana têm um período de cerca de três meses de pouca atividade, devido à entressafra de sua matéria-prima, é possível ao sorgo ser processado justamente nessa época, que normalmente varia entre março e maio. A Embrapa já possui uma cultivar, chamada BRS 506, específica para a produção de etanol e prepara para a safra 2012/2013 mais duas cultivares com o mesmo propósito.

O outro tema a ser mostrado pela Embrapa Milho e Sorgo durante o evento é o milho com alto teor de pró-vitamina A. Essa pesquisa faz parte de um grande projeto internacional que trabalha com biofortificação e visa a melhorar teores de vitaminas e de outras substâncias em produtos da dieta básica do brasileiro, como milho, mandioca e feijão. Todo o processo é feito através do melhoramento genético tradicional; ou seja, não há transgenia. A expectativa é de lançamento, também para a próxima safra, de uma cultivar de milho biofortificada que poderá, por exemplo, ser utilizada em programas sociais e na merenda escolar.

Serviço
A SuperAgro 2012 vai até 10 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). São diferentes eventos acontecendo paralelamente, como a 20ª Expocachaça – Feira e Festival Internacional da Cachaça, a 52ª Exposição Estadual Agropecuária e a 3ª Expovet Minas – Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários. Além dos eventos, há shows musicais e outras atrações.

Mais informações no endereço www.superagro2012.com.br.

Fonte: Embrapa Milho e Sorgo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *