Embrapa Café disponibiliza tecnologia para incubação

Imprimir

A Embrapa Café, coordenadora do Programa de Pesquisa em Café, disponibiliza sua primeira tecnologia para o programa de incubação de empresas de base tecnológica. Trata-se de um sistema para limpeza de águas residuárias, que apresentam elevada carga orgânica, com grande potencial de poluir o meio ambiente.

O sistema de limpeza de águas residuárias visa à remoção de resíduos sólidos na água proveniente do processamento de frutos, viabilizando sua reutilização. A tecnologia foi desenvolvida pela Embrapa Café em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), empresas fundadoras e participantes do Consórcio Pesquisa Café.

"Esse sistema é constituído de caixas de decantação interligadas e peneiras estáticas. Após a remoção dos resíduos sólidos, a água é novamente conduzida para a caixa de abastecimento para reutilização no processamento ou direcionada à fertirrigação da cultura. Os resíduos sólidos retirados poderão ser utilizados na produção de adubos orgânicos. A tecnologia além de contribuir com a redução da poluição dos recursos hídricos e, consequentemente, para a preservação do meio ambiente, reduz custos com o gasto de água", explica o pesquisador da Embrapa Café Sammy Fernandes.

Essa tecnologia, além de ser ambientalmente correta, possibilitando uma economia de até 90% no volume de água necessário ao processamento de frutos, é também simples, de fácil adoção e pode trazer uma diminuição significativa nos custos de produção. Além disso, pode-se citar outros pontos fortes, como baixo custo para instalação e manutenção. No caso do Café promove também melhoria na qualidade do produto agregando 20% no valor recebido pelos cafeicultores.

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO

A tecnologia pode ser utilizada por produtores de pequeno, médio e grande porte. O mercado está em expansão, pois não há produtos similares. Contatos para negócios devem ser feitos pelo telefone (61) 3448-4566 ou pelo e-mail: negócios.cafe@embrapa.br.

PROGRAMA INCUBAÇÃO DE EMPRESAS

O Proeta, programa da Embrapa que fortalece as parcerias público-privadas e estimula a criação de novas empresas no ramo do agronegócio e a união de esforços e conhecimentos para introdução de tecnologias inovadoras no sistema produtivo.

Atualmente são parceiras 40 incubadoras de diferentes regiões do país, 16 editais lançados, 38 tecnologias disponibilizadas, 16 empresas pré-incubadas e incubadas

Fonte: Embrapa Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *