Embarques de café devem ter incremento de 13% neste ano

Imprimir
De janeiro a novembro deste ano, o Brasil exportou um total de 31,4 milhões de sacas de café, o que significa uma alta de 12,5% na comparação com o mesmo período de 2017. Para produtores, o dado mostra que 2018 deve fechar com 35 milhões de sacas exportadas, um avanço de 13%.

A receita cambial das exportações da commodity no acumulado do ano foi de US$ 4,55 bilhões, valor 3,9% menor que o registrado de janeiro a novembro de 2017.

Os embarques de café robusta se destacaram em termos de alta em 2018, atingindo 2,31 milhões de sacas, crescimento de 827% sobre 2017. Já as exportações de café arábica foram de 25,74 milhões de sacas, avanço de 5% na base anual.

De acordo com o presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o volume vendido ao exterior retrata a recuperação do Brasil em relação ao ano anterior. “Estamos muito satisfeitos com os resultados e tudo indica que o próximo ano também terá uma performance excepcional, refletindo o reconhecimento mundial da qualidade e do foco na sustentabilidade da produção do café brasileiro”, afirma o dirigente.

Em novembro, o Brasil exportou 3,68 milhões de sacas, volume 24,4% superior ao que foi embarcado no mesmo mês do ano passado. Já na comparação mês a mês, houve uma queda de 6,1% nas vendas externas em relação às 3,92 milhões de sacas em outubro.

Fonte: DCI – Diário Comércio Indústria & Serviços (Por Ricardo Bomfim)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *