Emater-MG promove treinamento de transferência de tecnologia para seus técnicos na UFLA

Imprimir

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com a Embrapa Café, realizou durante toda a última semana um treinamento de transferência de tecnologia sustentável para atividade cafeeira com cerca de 40 técnicos da empresa, no Setor de Cafeicultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

De acordo com o coordenador técnico estadual da Emater-MG, Julian Silva Carvalho, diversas palestras foram apresentadas aos técnicos do dia 1º ao dia 5. Elas abordaram diversos assuntos, como o cenário atual da cafeicultura, fertilidade do solo, pragas, doenças, podas e semiologia do cafeeiro, cafeicultura e código florestal, qualidade em pós-colheita e programas de certificação.

Houve também uma apresentação do Centro de Inteligência em Mercados (CIM), da UFLA, que apresentou um comparativo dos custos de produção das regiões cafeeiras assistidas pelo Programa Certifica Minas.

O coordenador técnico estadual de cafeicultura da Emater-MG, Marcelo Felipe, ressaltou a importância do treinamento de transferência de tecnologia, que aproxima o técnico do produtor.

“É fundamental. Faz parte da reciclagem que a Emater-MG vem realizando na área de cafeicultura. Periodicamente nos aproximamos da pesquisa e do ensino, principalmente para conhecer as informações que podem ser transferidas aos técnicos, de tal forma que aproxime o técnico do produtor, que é o mais importante”, explicou Marcelo Felipe.

O coordenador técnico explicou ainda que os treinamentos da Emater-MG são anuais e atendem o calendário fenológico do café, ou seja, acompanha as diversas fases que a lavoura passa durante um ciclo anual de produção.

Fonte: Pólo de Excelência do Café (Fabio Alvarenga)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *