Emater-MG oferece 55 cursos durante a Semana do Fazendeiro

Imprimir
semana_do_fazendeiro

A 91ª edição da Semana do Fazendeiro da Universidade Federal de Viçosa (UFV) começa nesta segunda-feira (12/7) e segue até sexta-feira, com uma extensa programação totalmente virtual. Parceira do evento, a Emater-MG oferece 55 cursos durante a semana, em tempo real e pré-gravados.

A 91ª edição da Semana do Fazendeiro da Universidade Federal de Viçosa (UFV) começa nesta segunda-feira (12/7) e segue até sexta-feira, com uma extensa programação totalmente virtual. Parceira do evento, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), oferece 55 cursos durante a semana, em tempo real e pré-gravados. Além dos cursos, a Emater-MG, promove também a 12ª Semana da Juventude Rural, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da empresa, nesta segunda-feira, a partir das 15h e a 8ª Semana da Mulher Rural, que ocorre nesta terça-feira, no mesmo canal e horário.

“A Emater-MG é parceira há anos desse importante evento voltado para os homens e mulheres do campo. Além dos cursos e das semanas da Juventude e Mulher Rural, a empresa participa ativamente do quinto torneio leiteiro e da feira do Pró-genética. Atividades que levam conhecimento e têm impacto importante no desenvolvimento sustentável do meio rural”, comenta a gerente da Unidade Regional da Emater-MG em Viçosa, Raphaela Pinheiro de Souza.

Este ano, a Semana do Fazendeiro trabalha o tema “Novos Tempos: Reconstruindo Saberes e Ações”. Em função das restrições impostas pela pandemia, o evento será realizado de forma on-line, por meio do site www.semanadofazendeiro.ufv.br.

A Emater-MG oferece cursos nas áreas de associativismo; economia solidária e comercialização; bovinocultura; cafeicultura; conservação do solo e da água; culturas do milho; feijão; palmito e tomate; fruticultura; hortaliças; processamento de alimentos; tratamento e aproveitamento agrícola de resíduos; conservação do solo e da água; direito no campo; plantas medicinais e práticas pedagógicas, entre outros.

12ª Semana da Juventude Rural

A juventude rural sempre foi público prioritário da Emater-MG, desde os tempos em que ainda era ACAR, com o desenvolvimento de políticas públicas exclusivamente voltadas para eles. A Semana do Fazendeiro se tornou um espaço importante de ações e debates para esse grupo, dessa forma, incorporou a Semana da Juventude Rural, que já está em sua décima segunda edição.

O objetivo do evento é fortalecer o papel da juventude rural no campo, assegurando assim a produção agropecuária da agricultura familiar e a oferta de alimentos seguros na mesa dos brasileiros. “Para isso, é importante promover condições para que os jovens participem do processo de planejamento das propriedades, das discussões sobre sucessão familiar, além de propiciar a eles o acesso aos novos conhecimentos, tecnologia e mercados, sejam institucionais ou de grande consumo”, comenta Raphaela.

Este ano, o evento será on-line, a partir das 15h da segunda-feira dia 12 de julho, pelo canal do YouTube da Emater-MG e contará com palestra da professora Viviani Silva Lírio, da UFV, falando sobre “A importância do jovem empreendedor para o futuro do Brasil”. O encontro conta ainda com as presenças do diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia e do professor José Ambrósio Ferreira Neto, pró-reitor de extensão e cultura da UFV.

8ª Semana da Mulher Rural

As mulheres rurais são protagonistas do avanço da agricultura familiar. Para potencializar o papel delas no campo, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFV, em parceria com a Emater-MG, construiu a Semana da Mulher Rural. O encontro foi criado para atender uma demanda surgida nos encontros municipais de mulheres Rurais e outras atividades de extensão desenvolvidas nos municípios da Zona da Mata Mineira, durante a Semana do Fazendeiro.

O evento busca favorecer a troca de experiências entre as participantes, facilitando a organização de novos espaços para sua atuação, com a realização de palestras e atividades recreativas. Este ano, a Semana da Mulher Rural será totalmente on-line, com destaque para a palestra “Desafios da mulher rural nos tempos atuais”, ministrada pela pedagoga, mestre em extensão rural pela UFV, Maria Auxiliadora Tavares Carvalho, que também foi extensionista da Emater-MG por mais de 40 anos.

Participam do evento, nesta terça-feira, às 15h, pelo canal do YouTube da Emater-MG, o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, e o professor José Ambrósio Ferreira Neto, pró-reitor de extensão e cultura da UFV.

Serviço: 

91ª Semana do Fazendeiro
Data: 12 a 16 de julho
Site: www.semanadofazendeiro.ufv.br
YouTube da Emater-MG: youtube.com/ematerminas

Fonte: Ascom/Emater-MG