Em busca da perfeição no preparo do cafezinho

Imprimir
Profissionais de todo o país estarão presentes na 5ª Copa Barista, disputada durante a Semana Internacional do Café 2016. As inscrições terminam na próxima quarta-feira (31/08).

Especializado no preparo de cafés de alta qualidade, os chamados cafés especiais, o barista explora a diversidade de sabores e formas de servir a bebida. Ele é responsável, por exemplo, por criar novas combinações, baseadas, em geral, em licores, cremes e drinques alcoólicos. A atividade exige o conhecimento das fases de vida do produto, desde o cultivo da planta, etapas de processamento e beneficiamento do grão, torra e moagem, até os processos de extração do líquido em máquinas de espresso ou outros métodos. Sua busca diária é a perfeição nesse processo, fazendo com que o resultado final seja reflexo do trabalho cuidadoso do produtor e do mestre de torras.

A partir daí, o profissional garante que o café especial seja oferecido de forma correta ao cliente, ou seja, que ele possa sentir a diferença no paladar e aroma. Além disso, com consumidores mais exigentes em todo o mundo, a profissão, que surgiu há mais de 20 anos, tem ganhado cada vez mais espaço, ao apresentar outras maneiras de apreciar a bebida, além do espresso. “O barista está para o café como o sommelier para o vinho. A diferença é que ele pode manipular o produto, descobrir sabores diversos, criar receitas”, explica a barista Júlia Fortini, diretora comercial da Academia do Café, em Belo Horizonte.

Toda essa habilidade poderá ser conferida de perto na 5ª Copa Barista, disputada durante a Semana Internacional do Café 2016 (SIC), de 21 a 23 de setembro, no Expominas, na capital mineira. São 32 vagas, e as inscrições para os interessados terminam na próxima quarta-feira (31/08). Depois de cinco anos, o tradicional duelo de baristas volta a ser realizado, pela primeira vez em BH. Entre 2008 e 2011, ele aconteceu no Espaço Café Brasil, em São Paulo. A competição premia os melhores colocados na preparação de espressos, cappuccinos e cafés filtrados. A novidade, neste ano, será o preparo de duas xícaras de café filtrado e cappuccino com latte art.

Júlia ressalta que, além de valorizar o profissional, a Copa Barista é ainda uma excelente oportunidade para o intercâmbio de experiências. “É um encontro com pessoas do país inteiro, o que possibilita interagir, trocar ideias, receitas, informações. Isso é muito importante para fortalecer o mercado”, argumenta. A disputa ainda contribui para divulgar a relevância da rastreabilidade e dos cafés especiais, tanto para as cafeterias quanto para a economia, de um modo geral.

Serviço: Semana Internacional do Café 2016
Data: 21 a 23 de setembro
Horário: das 11h às 20h
Local: Expominas, em Belo Horizonte
Programação completa: www.semanainternacionaldocafe.com.br
Inscrições para a 5ª Copa Barista podem ser feitas até 31 de agosto, no site oficial da SIC 2016. Há uma taxa de R$ 150.

Sobre a 5ª Copa Barista
Inédita em Belo Horizonte, a 5ª Copa Barista é um duelo entre os profissionais, com o objetivo de escolher o melhor do Brasil no preparo de espressos, cappuccinos e cafés filtrados. As disputas acontecerão entre os dias 21 e 23 de setembro, durante a Semana Internacional do Café 2016, no Expominas, em Belo Horizonte. A SIC é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa). Reunirá no Expominas, em Belo Horizonte, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. A estimativa é de que essa quarta edição do evento gere em torno de R$ 27 milhões em negócios, valor 8% superior ao registrado no ano passado. São esperados 14 mil visitantes e 165 marcas expositoras. Durante a SIC, ainda é realizada a maior feira do segmento, o 11º Espaço Café Brasil.

Fonte: Link Comunicação Empresarial

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *