El Salvador distribui defensivos para combater ferrugem em cafezais

Imprimir

O governo de El Salvador está distribuindo pesticidas, fertilizantes e outras ferramentas para milhares de cafeicultores com o objetivo de combater o fungo roya, causador da ferrugem, que se espalhou por quase metade das plantações do país, informou o Conselho do Café de El Salvador na segunda-feira.

De acordo com o órgão, entre 40% e 50% das lavouras enfrentam um ataque agressivo da praga, que provoca a queda das folhas da planta, resultando em danos a longo prazo. O governo está subsidiando produtos que auxiliam no aumento da produtividade, na tentativa de contrabalançar os danos provocados pelo fungo.

Aproximadamente 5 mil produtores de café, de um total de 20 mil em todo o país, deverão ser beneficiados com o programa estatal.

Por causa dos prejuízos com o roya, a safra 2013/14 deve ser menor do que as anteriores, mas, segundo o conselho, ainda é cedo para se traçar uma projeção da produção. No ciclo atual, 2012/13, que se estende de outubro de 2012 a setembro de 2013, o país centro-americano espera produzir 1,4 milhão de sacas de 60 quilos de café, 22% acima do que na temporada anterior. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *