Dejetos de café ganham cada vez mais utilidade no mundo moderno

Imprimir

Além de servir para fazer adubo e até mesmo como biodiesel, o café e os grãos que viram dejeto desse produto têm muitos usos. Hoje, os restos de café podem ser usados como controlador de pragas agrícolas, como produto de beleza, odorizador de ambiente e corporal, entre outros.

Mesclando as sobras de café com cascas de laranjas ou de limões se pode obter um grande repelente de gatos, formigas e alguns insetos. Colocando-se a mescla em vasos já não se deve ter uma maior preocupação com a saúde das plantas.

Misturando na terra com sementes de cenoura e rabanete no jardim é possível se obter uma melhora considerável da produção. Utilizado a sobra como um tratamento para cabelo, seja ele loiro ou moreno, o café permite o aumento do brilho e da cor natural das madeixas.

Na cozinha os dejetos de café servem para eliminar o mau odor provenientes de alguns produtos, principalmente aqueles que já passaram um pouco da validade. Cientistas recentemente demonstraram que é possível usar a borra de café – o que resta do café em pó depois que ele é coado – para a produção de biodiesel.

O processo consiste em extrair um óleo essencial da borra de café. Este óleo mostrou ser uma matéria-prima viável para a produção do biodiesel. A produção do biocombustível a partir do resíduo foi testada pela química Denise Moreira dos Santos, em escala laboratorial.

O estudo concluiu que a técnica é adequada para a produção do biodiesel em pequenas comunidades, para o abastecimento de tratores e máquinas agrícolas, por exemplo.

Fonte: AgnoCafe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *