Degustador da CAPEBE atua como árbitro no mais importante concurso de qualidade de café de Minas

Imprimir

O Degustador de café da CAPEBE, Sr. Gilmar Reis Cabral, participou como árbitro do 9º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, sendo esta a primeira vez que um Classificador da nossa Cooperativa é convidado para arbitrar as amostras do mais importante concurso de qualidade de café de Minas Gerais, o que mostra o grande o potencial, profissionalismo e o reconhecimento do Setor de Classificação de Café da CAPEBE no estado.

As amostras inscritas passaram por análises física e sensorial de doze provadores: sendo seis degustadores do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA e seis degustadores de Cooperativas de Minas. Durante a análise física são observados o tipo dos grãos, a umidade e a coloração. Na avaliação sensorial, é feita a classificação das amostras de acordo com as qualidades da bebida pronta.

Na edição deste ano, foram inscritas 1.428 amostras, sendo 1.108 na categoria café natural e 320 na café cereja descascado. Foram aceitos, exclusivamente, cafés da espécie arábica da safra 2012.

A competição é aberta aos produtores das quatro regiões cafeeiras do Estado: Cerrado, Chapadas de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas. O objetivo é estimular os cafeicultores a buscarem a melhoria da qualidade, que possibilita o aumento da competitividade do produto nos mercados interno e externo e a geração de renda.

O 9º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – por meio da Emater-MG – em conjunto com a Universidade Federal de Lavras (Ufla). A iniciativa conta com a parceria de diversas instituições, como o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg), Federação de Agricultura (Faemg), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaemg), Centro de Excelência do Café, Polo de Excelência do Café, e Instituto Federal de Ensino e Tecnologia de Machado.

Fonte: Agência Minas adaptado por Capebe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *