CVT Cooparaiso realiza Semana Global do Empreendedorismo

Imprimir

“O produtor rural é empreendedor e faz acontecer”. Com esse pensamento a Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaiso) — associada ao Conselho Nacional do Café (CNC) — irá participar da Semana Global do Empreendedorismo, que acontece entre os dias 14 a 20 de novembro. O evento acontece simultaneamente em 102 países com palestras, workshops, feiras e outras atividades para a disseminação da cultura empreendedora. A iniciativa surgiu para destacar e valorizar os cooperados que tem atitude criativa e eficiente.

O objetivo principal da semana é introduzir o conceito de empreendedorismo para o maior número de pessoas, conectar jovens para encontrar novas ideias, envolver empreendedores de alto impacto na sociedade e, por fim, demonstrar o quanto o conceito é fundamental para a saúde econômica e social do país. O intuito é aprender melhores práticas e políticas empreendedoras.

No ano passado a semana global envolveu 429 parceiros, mais de 3 mil atividades e cerca de 2,6 milhões de participantes. O raio de atuação deu ao Brasil o título de maior semana empreendedora do mundo. “A Cooparaiso está inserida nessa grande semana. Com um foco um pouco diferente, o empreendedor rural. Esse empreendedor leva conhecimento e desenvolvimento ao campo, desde a criação de uma galinha até a mecanização da lavoura”, afirma o Gerente de Desenvolvimento, Francisco Pereira Landi.

Empreender Cooparaiso – Através do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) a Cooparaiso abraçou a ideia e irá atuar no desenvolvimento de ações envolvendo toda a comunidade. “A semana irá criar um ambiente propício para o desenvolvimento do produtor. O intuito é divulgar o empreendedorismo rural. A cooperativa consegue isso, devido a sua capilaridade, ou seja, o seu contato com cooperados e parceiros”, destaca o gerente.

Será uma oportunidade para divulgar e reconhecer os trabalhos de empreendedores da zona rural, contribuindo ainda para fomentar e disponibilizar acesso ao conhecimento e a novas formas de empreender com responsabilidade, gerando um efeito positivo e multiplicador na vida das famílias que vivem do campo.

Uma vasta programação contará com a ajuda de parceiros no desenvolvimento das atividades. O uso de mídias, palestras, visitas in loco e cursos serão as principais atitudes empreendedoras. “As atividades serão para o produtor, mulheres e jovens, buscando e divulgando os empreendedores do município. Vamos destacar as ações coletivas já existentes e estimular novos trabalhos. O papel da Cooparaiso e do CVT é ser estimulador e construtor de novas formas de empreender”, comenta.

O resultado esperado é difundir ainda mais o conceito entre os produtores e levantar a ideia de que “empreendedores não nascem, são desenvolvidos”.

Mais informações no site www.semanaglobal.org.br; www.cooparaiso.com.br; www.cvtssparaiso.blogspot.com

Programação:

— 14 a 17 de novembro
Curso: Tem Café na Receita
Receitas deliciosas a base de café
Local: Centro Vocacional Tecnológico
Praça da Saudade, 150 – Vila Mariana
São Sebastião do Paraíso – MG

— 16 de novembro
O Empreendedorismo na atividade rural
Horário: 7h30
Local: Salão Nobre da Cooparaiso
Palestra sobre Empreendedorismo Rural
Horário: 8h
Local: Centro de Educ. Profissional do Sud. Mineiro – Ceduc
Av. Wenceslau Bráz, 1018 – São Sebastião do Paraíso – MG

— 17 de novembro
Palestra: Empreendedorismo no Meio Rural
Palestrante: Ricardo Pinho – Sebrae MG
Horário: 15h
Local: Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho
São Sebastião do Paraíso – MG
Entrega do Troféu Destaque Empreendedor Rural
Horário: 16h
Local: Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho
São Sebastião do Paraíso – MG

Fonte: Ascom Cooparaiso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *