Curso em Viçosa ensina receitas especiais com café

Imprimir

Ir além da tradicional xícara de café é um dos objetivos do curso de Derivados do Café, oferecido na Semana do Fazendeiro, no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV). No curso, os participantes aprendem sobre as características do produto e como fazer diferentes receitas tendo o café como diferencial.

Para a instrutora do cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas), Anna Paula Rodrigues Santos Atalla Monteiro, o produto é versátil e oferece possibilidades que muitos desconhecem.

“Tem gente que gosta tanto da bebida que brinca que também queria poder comer o café. E isso é possível. O café harmoniza tantos com pratos doces quanto com salgados. No curso mostramos como fazer cocada, pavê, pão, bolo, rosquinha de nata e macarrão. Tudo com café”, explicou.

Algumas receitas são feitas a partir de uma fórmula especial: o café forte. “São usadas de oito a 12 colheres para cada litro de água. Assim o gosto do café é ressaltado na receita. O sabor fica muito agradável”, contou.

Curso de Derivados do Café na Semana do Fazendeiro em Viçosa (Foto: Senar Minas/Divulgação)

Qualidade
No treinamento os participantes ainda entendem melhor sobre a classificação do café, tipos, misturas, torra e moagem.

O produtor Raimundo Lopes Pereira, de 59 anos, que já trabalhou com suinocultura, quer mudar de ramo e produzir café. “Quero começar a torrar café e abrir meu próprio negócio. Mas quero fazer isso com bom resultado”, explicou.

Já para o estudante de publicidade Felipe Siqueira, de 22 anos, a ideia é ajudar o pai José Carlos, que tem uma pequena propriedade em Pouso Alegre. Eles foram à Semana do Fazendeiro em busca de informação para expandir a atividade. “Queremos investir na qualidade do café”, contou.

Receitas
Ao G1, a instrutora passou duas receitas: a de pudim e a de brigadeiro:

Pudim de café
Ingredientes:
2 latas de leite condensado
200 ml de café forte
5 ovos
200 ml de leite
1 colher de sopa de sobremesa de essência de café (opcional)
500 gramas de açúcar
100 ml de água
Preparo:
Faça uma calda com o açúcar e a água. Reserve.
No liquidificador, bater bem todos os ingredientes e colocar na forma untada com a calda. Assar em banho maria em forno quente por 25 minutos. Abaixar o fogo e deixar mais 20 minutos. Desenformar o pudim ainda quente e levar para gelar.

Brigadeiro de café
1 lata de leite condensado
1 gema de ovo
2 colheres de manteiga
1 colher de café solúvel

Brigadeiro leva café na receita (Foto: Senar Minas/Divulgação)

Fonte: G1 Zona da Mata

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *