Curitiba vai sediar IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Imprimir

Está sendo preparada mais uma edição do Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, evento que faz parte da agenda brasileira de desenvolvimento científico e tecnológico desde 2000, quando o Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, realizou a primeira edição. O IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil tem como tema central "Consórcio Pesquisa Café – Oportunidades e novos desafios" e será realizado no Centro de Convenções de Curitiba, no Paraná, de 24 a 26 de junho. A nova data foi marcada em função da disponibilidade do Centro de Convenções. Para essa edição, conta com o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR como anfitrião e apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-PR.

O gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, lembra que o objetivo principal do Simpósio é apresentar resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café e promover ampla discussão da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café para garantir aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e sustentabilidade do setor. "É uma oportunidade de diálogo, para feedback do trabalho que vem sendo desenvolvido pela pesquisa e busca de novas demandas de pesquisa, visando ao avanço do conhecimento e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos em prol do agronegócio café", completa.

Temas em debate – Alguns temas que farão parte da programação já foram elencados e estarão presentes em painéis, palestras, mesas-redondas e apresentações orais: uso racional de água, mudanças climáticas, café sombreado e agroecológico, cafeicultura de montanha, biotecnologia, tolerância à seca, manejo de pragas e doenças, fertilidade dos solos e nutrição do cafeeiro, café e saúde (propriedades funcionais e nutracêuticas), mercado e novas tendências de hábito de consumo, novos produtos e agregação de qualidade, transferência de tecnologia etc.

Espera-se reunir aproximadamente 1000 participantes entre os diversos representantes dos setores que compõem o agronegócio café, como pesquisadores, técnicos da extensão rural, professores, estudantes universitários, lideranças dos diversos segmentos da cafeicultura, produtores de café, empresários do setor, imprensa especializada e demais interessados nos avanços da ciência e da tecnologia cafeeira.

Prazo de submissão de trabalhos – A Comissão Organizadora do IX Simpósio alerta para o prazo-limite para recebimento dos resumos dos trabalhos técnico-científicosaté 31 de março. Os resumos devem ser encaminhados por meio da página do IX Simpósio (http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br) e serão analisados e selecionados pela Comissão Científica de 1º a 12 de abril. A divulgação do resultado será feita até 24 de abril. Espera-se a apresentação de cerca de 400 trabalhos técnico-científicos.

Consórcio Pesquisa Café – Criado em 1997, congrega instituições de pesquisa, ensino e extensão localizadas nas principais regiões produtoras do País. O modelo de gestão do Consórcio incentiva a interação das instituições e a otimização de recursos humanos, financeiros e materiais. As instituições fundadoras são: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, Instituto Agronômico – IAC, Instituto Agronômico do Paraná – Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro – Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras – Ufla e Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Mais informações do IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil pelo site http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br.

Para saber mais sobre o Consórcio Pesquisa Café, a Embrapa Café, o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-PR, acesse:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/

https://www.embrapa.br/cafe

http://www.iapar.br/

http://www.emater.pr.gov.br/

 

 

Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Café

Telefone: 61 3448 1927

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *