Cup of Excellence Early Harvest tem novidades este ano

Imprimir

Com o objetivo de ampliar a visibilidade de todas as regiões produtoras de café especial no Brasil, atrair um maior número de compradores internacionais e disponibilizar mais cedo o produto no mercado, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) antecipou as datas do cronograma oficial do 14º Cup of Excellence – Early Harvest – Brasil 2013, concurso destinado exclusivamente aos grãos produzidos por via úmida (despolpados ou cerejas descascados), que realiza em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

O recebimento das amostras dos produtores será realizado até o dia 3 de setembro. De 8 a 12 do mesmo mês, ocorrerá a pré-seleção dos lotes enviados, em Belo Horizonte (MG), durante a Semana Internacional do Café, que abrangerá, entre outros eventos, a rodada de reuniões do Conselho da Organização Internacional do Café (OIC), as festividades do cinquentenário da entidade e o 8º Espaço Café Brasil, feira internacional que a BSCA co-realiza em parceria com a Café Editora. “Trata-se de uma excelente oportunidade para a exposição desses produtos, haja vista que estarão presentes chefes de Estado e centenas de delegados de 70 países na capital mineira”, comenta Vanusia Nogueira, diretora executiva da Associação.

As amostras classificadas na pré-seleção irão para a fase nacional do certame, prevista para ocorrer entre 30 de setembro e 4 de outubro. A fase internacional será realizada na semana seguinte, de 7 a 11 de outubro, dia em que também ocorrerá a cerimônia de premiação do evento. O leilão dos vencedores será no dia 27 de novembro e o pagamento em 27 de janeiro de 2014.

De acordo com Vanusia, o leilão foi antecipado em seis semanas em relação aos anos anteriores para que os produtores possam receber mais cedo os valores oferecidos no pregão e para que os compradores tenham acesso aos cafés especiais brasileiros antecipadamente. “Fizemos uma consulta com técnicos, inclusive das regiões com altitudes maiores, e todos garantiram que é possível disponibilizar o produto até o dia 3 de setembro. Estamos muito otimistas quanto às possibilidades e diversidades de cafés especiais que poderemos receber e, principalmente, quanto à disponibilidade de descoberta de novos cafés por parte dos compradores internacionais”, destaca.

DESTAQUE PARA REGIÕES — Outra alteração que será realizada no 14º Cup of Excellence – Early Harvest é a análise das amostras divididas pelas regiões produtoras do País. “A pré-seleção terá os cafés avaliados separadamente pelas áreas oficiais de café do Brasil. Esse processo será repetido na fase nacional do certame, mas os juízes não terão acesso à identificação da região dos produtos que estão provando. Já na fase internacional os cafés deixam de ser separados por regiões”, aponta Vanusia.

A diretora executiva da BSCA revela, ainda, que essa iniciativa foi tomada para dar mais oportunidades a novas regiões que passaram a investir no cultivo dos cafés especiais. “Como consequência dessas alterações, também modificamos o formato da cerimônia de premiação do concurso. Passaremos a anunciar os ‘primeiros colocados’ de cada região, antes de anunciar de fato os vencedores do concurso como um todo”, informa.

Além disso, as regiões produtoras que não tiverem amostras classificadas para a fase internacional, mas cujos cafés obtiveram notas de pelo menos 83 pontos (escala de 0 a 100 do Cup of Excellence) na etapa nacional, ganharão o direito de serem apresentadas ao júri estrangeiro, em mesas de provas que serão especialmente montadas durante duas tardes, de maneira que os lotes que agradaram aos compradores, mas que ficaram abaixo da nota de corte (85 pontos), possam ter uma melhor comercialização.

APOIO — Promovido pela BSCA em parceria com ACE e Apex-Brasil, o concurso é patrocinado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), do Conselho Nacional do Café (CNC) e da Cooperativa de Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul).

SERVIÇO
14º Cup of Excellence – Early Harvest – Brasil 2013
Até 03/09/2013: recebimento das amostras de cafés despolpados ou CD.
08 a 12/09/2013: pré-seleção dos lotes enviados, em Belo Horizonte (MG).
13 a 22/09/2013: depósito dos lotes nos armazéns credenciados.
15 a 25/09/2013: envio das amostras pelos armazéns certificados.
30/09 a 04/10/2013: fase nacional.
07 a 11/10/2013: fase internacional e cerimônia de premiação (11/10).
27/11/2013: leilão dos lotes de cafés vencedores.
21/01/2014: pagamento dos cafés comercializados no leilão.

Fonte: Assessoria de Comunicação BSCA (Paulo A. C. Kawasaki) via BSCA – Varginha/MG (Viviane Valle)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *