Cooxupé inaugura unidade de torrefação sustentável em Guaxupé

Imprimir

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) inaugurou nesta sexta-feira (3) uma unidade de torrefação sustentável em Guaxupé (MG), capaz de torrar 96 toneladas de grão por dia sem prejudicar a natureza. O novo sistema conta com energia solar, controle de poluentes e tratamento de esgoto.

Localizada no Parque Industrial do Japi em Guaxupé, a torrefação tem proporções gigantescas, com capacidade para torrar 4 mil quilos de café por hora. O processo de queima, torra e embalo é monitorado. A tecnologia foi importada da Alemanha e garante que um monitor funcione como uma vitrine que mostra o que acontece dentro das máquinas, vedadas por segurança.

Cooxupé inaugurou projeto sustentável (Foto: Reprodução/EPTV)

O investimento de R$ 18 milhões garante aumento considerável na capacidade de produção. “Tinhamos capacidade instalada de 240 toneladas e agora podemos chegar a 550 toneladas/mês”, disse o gerente comercial Marcos Panhota.

Desta maneira, o cafezinho de todo dia chega ao consumidor final com mais qualidade e rapidez, ele também tem sabor de sustentabilidade. Vários detalhes da estrutura da nova sede da indústria de torrefação de café da Cooperativa de Guaxupé foram projetados com foco na preservação do meio ambiente.

O novo projeto não utiliza nada de óleo diesel. A economia é de 60% de gás carbônico e o empreendimento possui estação própria de tratamento de esgoto. Até mesmo o estacionamento tem função sustentável. Nele foram instalados painéis que não servem apenas de cobertura para os carros, eles captam luz solar e produzem energia limpa, suficiente para garantir a iluminação do setor administrativo. Além disso, em toda indústria foram instaladas lâmpadas econômicas de led.

Fonte: EPTV Sul de Minas e G1 Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *