Cooxupé aproxima do cooperado com programa de relacionamento

Imprimir

Cooperados assistem palestra durante Unidade Demonstrativa em Carmo do Rio Claro/MG  

Com cerca de 12 mil cooperados espalhados por cidades no sul de Minas, Cerrado Mineiro e São Paulo, a Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo, responsável por comercializar 8% da produção mundial de café arábica, iniciou em 2011 o Programa +COOXUPÉ, realizado em parceria com a empresa P&A Marketing Internacional, para entender o novo perfil do cooperado e suas necessidades.

Durante alguns meses, a equipe da consultoria visitou municípios onde a Cooxupé atua, foi até o campo falar com produtores e conhecer a relação deles com a cooperativa, além de entender as ferramentas e linguagens utilizadas no meio. Segundo o presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa, a pesquisa pretende aproximar ainda mais o cooperado da sua cooperativa. “A maioria dos nossos cooperados são pequenos produtores, em regime de agricultura familiar, e muitos deles, continuam o negócio passando de pai para filho. Nosso objetivo com o programa é aproximar desse público, aprimorando um canal de relacionamento entre Cooxupé e produtor”, conta.

Entre as ações já realizadas pelo Programa +COOXUPÉ, está a implantação de uma nova área de comunicação e marketing, gerenciada por Jorge Florêncio Ribeiro Neto, que está há 34 anos na cooperativa. “Estamos organizando nossa comunicação para que ela seja eficaz tanto dentro da Cooxupé, com os nossos colaboradores, quanto com os nossos cooperados – do mais antigo até o mais recente – e o mercado. Temos desafios pela frente, mas o projeto trará grandes benefícios. Pretendemos levar cada vez mais ao produtor informações que elevam sua qualidade de vida e melhoram sua produção”, avalia Florêncio.

Para Paulo Henrique Leme, consultor do projeto, a cooperativa já possui canais de comunicação, que com o programa +COOXUPÉ, foram intensificados e/ou organizados. “O objetivo de nosso projeto de comunicação, chamado de +Mais Cooxupé, é trabalhar a estrutura de comunicação de toda a cooperativa para aproximar a Cooxupé e seus colaboradores dos cooperados e o mercado. A essência do projeto está na reestruturação do departamento e na capacitação dos gerentes das unidades, que assumem a partir de agora a responsabilidade de serem verdadeiros gerentes de relacionamento com os colaboradores, cooperados e as comunidades”.

A Cooxupé promove ao longo do ano ações e eventos que trazem o cooperado para debater o que acontece no segmento, mostrando as novidades da lavoura, legislação e perspectivas de mercado. Além disso, a cooperativa conta com um informativo que chega na casa dos seus mais de dez mil cooperados, além de ter uma equipe de técnicos e agrônomos que estão em contato constante.

Através da consultoria, a entidade organizou os canais de comunicação, descobrindo quem são os atuais cooperados, o que eles esperam da cooperativa e como pode estreitar essa relação com as novas gerações, que passam a utilizar a internet, celular, etc. Outro foco são as mulheres, cada vez mais tomadoras de decisão neste negócio.

Sobre a Cooxupé – Em 1932, iniciava a história da Cooxupé com a fundação da Cooperativa de Crédito Agrícola, transformada em 1957 em Cooperativa de Cafeicultores com atividades de recebimento, processamento e comercialização de café. As exportações tiveram início em 1978 (com o primeiro embarque direto de café).

Atualmente, a cooperativa possui 12 mil cooperados e 1900 colaboradores, e conta com 1 escritório de exportação em Santos e 24 Unidades de Negócio, que prestam assistência técnica, promovem eventos específicos se aproximando dos cooperados e também operam como centros de comercialização e negócios, atendendo as necessidades de cada produtor individualmente.

Dos 12 mil cooperados, cerca de 97% são pequenos e médios produtores.

Fonte: Phábrica de Ideias – Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *