Coopinhal promove 16º Concurso Coopinhal Regional de Qualidade de Café

Imprimir

Espirito Santo do Pinhal/SP receberá o tradicional 16º Concurso Coopinhal Regional de Qualidade de Café – Prêmio “Carolino Campos Salles”, que será realizado nas dependências da sede da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Pinhal.

O concurso está em sua 16ª edição, sendo o mesmo uma etapa classificatória para o Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio “Aldir Alves Teixeira”, de onde, os cafés dos associados participantes se sagraram campeões e vice-campeões estaduais.

Associados da Região de Pinhal (Indicação de Procedência) e de todas as unidades da federação poderão competir.

O time de juízes será composto de Q-Graders renomados, sendo que eles realizarão toda a bateria de testes nos cafés inscritos no concurso. As análises serão feitas pela classificação do grão quanto ao aspecto, seca, cor, tipo, peneiras, teor de umidade, torração, aroma e quanto à qualidade da bebida (metodologia SCAA).

16º Concurso Coopinhal Regional de Qualidade de Café – Prêmio “Carolino Campos Salles” tem duas categorias. A primeira é a Café Natural. Neste sistema, o café recém-colhido, após passar por um processo de lavagem, é levado para secar. A outra categoria é a do Café Cereja Descascado, Despolpado. Estes tipos de café, são lavados e há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros. Depois, eles passam por um descascador para só depois seguir para secagem. Cada produtor pode participar com apenas uma amostra em cada categoria.

Fonte: Asscom Coopinhal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *