Coopercam arrecada lixo reciclável e reverte em dinheiro para obras da APAE

Imprimir

Fazer o bem à sociedade em geral é o objetivo principal do Dia de Cooperar, uma ação do Sistema Ocemg que incentiva as cooperativas associadas a promover e estimular a integração de ações voluntárias em um grande movimento cooperativista. É um dia reservado para fazer o bem ao próximo por meio de ações diversificadas e simultâneas em todo o estado mineiro.

Criado em 2009, a Ocemg propõe uma data específica para a ação. Em 2014, o dia 6 de setembro foi escolhido para o grande dia. A Cooperativa dos Cafeicultores de Campos Gerais e Campo do Meio (Coopercam), por exemplo, aproveitou uma ação já existente na entidade para ampliar ainda mais a adesão ao bem e ao voluntariado: o Projeto ReciclAção.

O Projeto tem como objetivo arrecadar lixo reciclável através dos colaboradores da Coopercam, vendê-lo e, com o dinheiro angariado, reverter em cestas básicas para famílias carentes. Com o envolvimento de toda a população da cidade, inclusive de empresários de vários ramos, o Projeto foi ampliado e designado para ajudar a APAE. “No dia 6 de setembro, percorremos as ruas da cidade recolhendo material reciclável. Foram mais de 30 empresas envolvidas e conseguimos mais de quatro toneladas de material reciclável e R$ 5 mil com a sua venda. Além de ajudar a APAE, conseguimos retirar muito lixo da natureza, pois em Campos Gerais não há coleta seletiva”, explica Hendrix Brasiliense, colaborador da Coopercam e organizador do Projeto ReciclAção.

Com o dinheiro entregue à APAE serão construídas três salas de atendimento de fisioterapia e uma para atendimento odontológico. Brasiliense explica que a obra está orçada em R$ 53 mil e que a ação será realizada em prol da APAE até se conseguir toda a verba necessária. “Já obtivemos com a Prefeitura o empréstimo de pedreiros para fazer a obra. O Sicoob doou uma TV para fazermos uma rifa solidária para a arrecadação de recursos. Vamos pedir à comunidade doação de brindes para essa rifa”, conta Brasiliense.

O Projeto ReciclAção, desde que começou a funcionar, em março deste ano, já beneficiou cerca de 300 pessoas. “Ações sociais não devem ser encaradas como uma obrigatoriedade, pois assim perderia todo o sentindo que embasa e envolve a solidariedade e ações transformadoras, que possam realmente contribuir com a vida das pessoas, tantos dos que recebem quanto dos que doam. E foi com esse espiríto de de fazer o bem sem olhar a quem, que decidimos iniciar o projeto e de forma espontânea todos se ofereceram para ajudar. Foi bem motivador perceber que muitos querem fazer o bem e o que falta, às vezes, é um pequeno incentivo”, completa Brasiliense.

Fonte: Sakey Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *