Cooperados Minasul concorrem à final do Concurso de Cafés Especiais da Emater-MG

Imprimir

Trinta e cinco cooperados da Minasul são finalistas na 10ª Edição do Concurso Qualidade dos Cafés de Minas Gerais promovido pela Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais). Participaram mais de 1.200 produtores de café das quatro regiões cafeeiras do Estado: Sul, Cerrado, Chapada e Matas de Minas. Da Minasul, cerca de 70 produtores de café se inscreveram para participarem nas categorias natural e cereja descascado. Foram aceitas apenas amostras de arábica, safra 2013, tipo 2 ou melhor, peneira 16 ou acima, representativas de 10 sacas de 60kg.

Na categoria natural, a nota de corte foi de 82 pontos sendo que os 105 finalistas alcançaram nota de até 92 pontos. Já na categoria cereja descascado, a variação foi de 82,5 a 93,33 pontos, sendo classificadas 95 amostras.

A grande final é no dia 11 de dezembro em Lavras, quando serão premiados os 1º, 2º e 3º lugares em ambas categorias de cada uma das 4 regiões produtoras, desde que alcancem a nota mínima de 84 pontos, diferencial para o mercado de exportação de cafés especiais. A maior nota do natural e a maior do cereja descascado serão os grandes campeões estaduais.

O gerente da regional da Emater-MG em Lavras, Marcos Antônio Fabri Junior, comentou que as amostras selecionadas alcançaram notas muito altas. “Em 10 anos de concurso nunca conseguimos encontrar amostras que alcançassem notas de 92, 93 pontos. O máximo que chegamos até hoje foi 88 pontos”, e concluiu, “isso prova que o Estado mostra cada vez mais o seu potencial para cafés especiais e diferenciados”.

Os vencedores do Concurso ainda poderão negociar seus cafés diretamente com os compradores. Na edição anterior do concurso, a saca do café campeão alcançou preço de R$ 2,5 mil, sendo que o valor de mercado na época era de R$ 340 por saca.

O 10º Concurso Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é organizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Emater, Instituto Federal de Tecnologia do Sul de Minas e UFLA – Universidade Federal de Lavras. A grande final será realizada no Salão de Convenções do Campus da Ufla em Lavras. A programação começa às 9h30 com um seminário sobre Qualidade e Sustentabilidade da Cafeicultura seguido por um almoço e a premiação às 14h. Outras informações através do telefone 35 3821 0020.

Clique aqui e veja a lista completa dos finalistas.

Árbitros julgadores do XX Concurso Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

3ª EDIÇÃO DO CUP OF EXCELLENCE LATE HARVEST JÁ COMEÇOU

Já começou a 3ª Edição do Cup of Excellence Late Harvest, concurso promovido pela BSCA (Brazil Specialty Coffee Association). O evento tem por objetivo a seleção de cafés de alta qualidade adequados ao mercado de cafés especiais para comercialização através de leilão internacional pela internet. Os lotes são de cafés naturais ou processados por via seca.

A fase de inscrição terminou na última segunda-feira (25/11) sendo que da Minasul participam 36 cooperados. Os inscritos são produtores de café do tipo arábica, produzidos na safra 2013. A pré seleção acontece na próxima semana (de 2 e 6 de dezembro), quando serão conhecidos os classificados para a Fase Nacional que será realizada entre os dias 6 e 10 de janeiro de 2014.

O 3º Cup of Excellence Late Harvest é organizado pela BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) e ACE (Alliance of Coffee Excellence) em conjunto com APEX Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e investimentos), com o apoio de Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), CNC (Conselho Nacional do Café) e CNA (Confederação Nacional da Agricultura), auditoria do CCCMG (Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais) e patrocínio do Sebrae.

Fonte: Ascom Minasul e BSCA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *