Cooparaiso apresenta balanço positivo e faturamento bruto de R$ 482 milhões

Imprimir

“Depois de anos enfrentando prejuízos, a ausência de uma política consistente fez de 2012 mais um ano difícil para o café, mas, apesar dessas enormes adversidades a Cooparaiso conseguiu atingir seus objetivos e deu mais um passo no caminho de sua sustentabilidade, mantendo o foco na missão de servir ao produtor rural”, analisa o presidente da Cooparaiso, deputado Carlos Melles. De acordo com o dirigente “estamos encerrando o ano com um balanço positivo, impulsionado pela participação dos nossos associados e parceiros, o que reflete em um momento importante para que a cooperativa possa abrir novas portas para seu crescimento”.

Os resultados da cooperativa foram apresentados ao seu quadro social durante a sua AGO – Assembléia Geral Ordinária, realizada no dia 15 de março, no salão nobre da cooperativa. Com a presença de centenas de cooperados, a diretoria da Cooparaiso apresentou o relatório de gestão e as demonstrações contábeis, relativas ao exercício de 2012, as quais foram aprovadas por unanimidade pelos associados, após a análise e aprovação do Conselho Fiscal, e ainda com parecer favorável da KPMG Auditores Independentes.

“Verificamos os documentos e exames e o nosso parecer é favorável para que os associados aprovem as contas”, disse o presidente do Conselho Fiscal, Paulo Roberto de Miranda, acompanhado pelos conselheiros Guilherme Salomão Vicentini, Marcos Roberto Soares e Antônio Francisco de Paula Neto.

De acordo com dados do Relatório Anual, distribuído aos cooperados, o faturamento da Cooparaiso em 2012 foi de 482 milhões de reais com um número de 2251 depositantes de café em seus armazéns. Na área de café foram recebidas 1.157.914 sacas em toda área de atuação da Cooperativa, sendo que 92% dos depositantes são pequenos e médios produtores que depositam até 500 sacas de café.

Ainda segundo o documento, na área agrocomercial, foram disponibilizados aos associados produtos e serviços que possibilitaram uma eficiência na produção perfeito manejo da lavoura cafeeira. O faturamento comercial em 2012 foi de 162.987 milhões de reais. A Cooparaiso realizou investimentos na construção de 02 novas oficinas autorizadas Valtra para melhor atender aos seus associados e, obteve seu melhor desempenho na venda de tratores, perfazendo um volume de 175 unidades entregues em 2012.

Na área financeira visando aumentar o faturamento e a melhoria nos serviços prestados ao associado, foi desenvolvido um Plano de Captação de Recursos através de exportação. Houve um aumento significativo na captação de recursos através de exportação, ampliando negócios de 10 milhões de reais para 50 milhões de reais. Também foi significativo o aumento verificado na exportação, passando de 12 mil sacas por ano para 223.319 mil sacas. A Cooparaiso ainda obteve performance muito boa na área social, com realização de centenas de cursos em parceria com o Senar-MG, e ainda na ampliação e manutenção da Internet Rural e da transformação do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, em unidade UAItec, numa parceria com os governos federal, estadual e municipal.

Em sua fala aos cooperados, o presidente Carlos Melles lembrou ainda os recursos do cooperado oriundos da antecipação do crédito de ICMS, com destinação de parte dos recursos para a aquisição de 4 colhedeiras e 14 caminhões. Citou ainda os recursos do produtor junto ao Funrural, por uma ação da Cooparaiso, e a área planejada para a construção do novo complexo de armazéns.

“Estamos vivendo um período muito difícil no café, o governo federal vira as costas para o produtor, mas a Cooparaiso mantém sua postura na defesa do produtor e apresentou propostas para a recuperação e sustentação da renda no setor, este também é um resultado que merece destaque em nosso balanço”, frisou Carlos Melles. “Estamos no caminho certo e temos que agradecer, primeiramente a Deus, e depois aos nossos cooperados, funcionários e parceiros. Quanto mais o associado participa da Cooparaiso maiores são as condições de atendimento. Juntos vamos colher sempre excelentes resultados”, analisa o presidente.

CONSELHO FISCAL E DE ADMINISTRAÇÃO – Os novos membros do Conselho Fiscal da Cooparaiso, para a gestão 2013, também foram eleitos por aclamação na AGO. São eles: efetivos Paulo Roberto de Miranda, Guilherme Salomão Vicetini, e Luiz Neves Filho; e suplentes Marcos de Oliveira Silva, Antonio Adolfo de Souza e Lauro Sérgio Pimenta Montaldi.

Também foram eleitos os dois novos membros para preenchimento de vagas no Conselho de Administração, sendo escolhidos os nomes de José Rogério Lara (atual diretor técnico da Emater/MG e ex-prefeito de Guapé) e Mozart Pereira dos Santos (professor e diretor da Fundação Dom Cabral).

META OUSADA – Além dos resultados do exercício de 2012, o presidente Carlos Melles anunciou metas da Cooparaiso para os próximos três anos. “Queremos chegar à captação de três milhões de sacas em três anos; para isso precisamos dos governos federal e estadual e das lideranças. Queremos também, nesse período, atingir um faturamento de R$ 1 bilhão”, relacionou o presidente da Cooparaiso, Carlos Melles.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cooparaíso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *