Conheça as diferenças entre os cafés Conilon e Arábica

Imprimir

Todo dia o Globo Rural fala de café Conilon e café Arábica. Vamos mostrar as diferenças que existem entre os dois. É para atender a um pedido que o Sr. Sérgio Clavé, de Porto Alegre, fez na carta que nos escreveu.

As explicações vêm do IAPAR – Instituto Agronômico do Paraná, em Londrina. A primeira diferença entre o café conilon para o café arábica é bem fácil de ver. A árvore maior é de conilon e a menor de Arábica.

O agrônomo Armando Androciolli explica outras diferenças entre os cafés. "São duas espécies diferentes. O Conilon tem 23 cromossomos e o Arábica tem 44 cromossomos. O conilon tem as folhas maiores, mais enrugada, e o Arábica tem as folhas mais lisas e são folhas menores.

O conilon tem uma característica de multicaule saindo de uma mesma planta. A Arábica tem a característica de unicaule. Então um caule saindo de uma planta.

"O conilon produz muito mais do que Arábica. O conilon tem grãos menores, a polpa dele é menos espessa do que a do café Arábica", diz. Outra diferença são o sabor e os grãos beneficiados. "A diferença que se pode notar é a cor do grão. O conilon mantém a película aderente ao grão".

"Em sabor, o Arábica é mais completo. Tem muito mais a questão do aroma, de doçura, da acidez. O conilon tem um paladar mais neutro, é mais amargo porque tem mais cafeína", fala o agrônomo. Veja, em vídeo, outras orientações fornecidas pelo agrônomo. 

Fonte: Globo Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *