Conferência Global de Sustentabilidade reúne líderes da cadeia do café

Imprimir

Evento, na Suíça, discutirá caminhos para assegurar a viabilidade econômica do segmento

Nos dias 04 e 05 de outubro, Genebra, na Suíça, receberá lideranças e agentes de toda a cadeia do café para importantes discussões a respeito da sustentabilidade no setor. Organizada pela Plataforma Global do Café (GCP), a Global Coffee Sustainability Conference 2017 irá abordar ações práticas e concretas, voltadas a temas como melhoria da produtividade e adaptação efetiva às mudanças climáticas para a construção de um ambiente propício nos países produtores.

Intitulada “Garantindo a Viabilidade Econômica da Agricultura”, a conferência do dia 04 terá discussões em painel e sessões interativas em sua programação. Ela será aberta também a não membros da Plataforma, interessados em colaborar com experiências e ideias, ampliar networking e enfrentar os grandes desafios que o setor demanda.

Entre as atividades do primeiro dia, está a sessão “Colaboração para assegurar a Viabilidade Econômica do Cultivo de Café: onde estamos?”, que irá repercutir os resultados do Fórum Mundial dos Produtores de Café e apresentar perspectivas e esforços existentes em todo o mundo do café para impulsionar os esforços colaborativos e, assim, assegurar coletivamente o futuro da cafeicultura. As falas serão de Annette Pensel, Diretora Executiva da GCP; Carlos Brando, Diretor da P&A Marketing e coordenador do Programa Brasil da GCP; José Sette, Diretor Executivo da Organização Internacional do Café (OIC) e Karel W. Valken, Global Head de comércio e financiamento de commodities da Rabobank.

No segundo dia, será realizada a Assembleia de Membros da GCP, evento anual exclusivo para membros. Associados de todo o mundo se reunirão para definir as próximas diretrizes e prioridades da Plataforma. Além de Carlos Brando, o encontro terá a participação de Pedro Ronca, gerente do Programa Brasil da Plataforma, o mais avançado entre os países produtores de café atualmente. Também estarão presentes outros brasileiros, tal como o Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA), Pedro Leitão, Alexandre Monteiro e Silvia Pizzol, representando o CNC (Conselho Nacional do Café), bem como representantes de exportadores, cooperativas, institutos e associações brasileiras.

Mais detalhes estão disponíveis no site oficial do evento: http://www.gcsc17.org/.

Sobre o Programa Brasil de Sustentabilidade  
Parte das ações da Plataforma Global do Café, o Programa Brasil de Sustentabilidade estimula e difunde, desde 2012, práticas sustentáveis na cafeicultura, visando a que os produtores tenham mais benefícios econômicos, sociais e ambientais, assim como a cadeia como um todo. Sua principal referência é o Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC),que vem sendo disseminado por parceiros do programa, comoserviços de extensão, cooperativas, exportadores e centros de ensino, nos principais estados produtores de café (MG, ES, SP, RO, PR e BA). Com foco no pequeno e no médio produtor, o programa tem proporcionado o alinhamento de iniciativas que aconteciam isoladamente e a busca por sinergias com fortalecimento das parcerias.

Sobre a Plataforma Global do Café       
A Plataforma Global do Café (GCP, da sigla em inglês) é uma associação internacional multistakeholder com mais de 200 membros de todos os segmentos da cadeia produtiva do café e atuação em 8 países produtores que desenham suas próprias estratégias no campo da sustentabilidade. A GCP tem como visão um setor cafeeiro sustentável que ofereça boas condições de vida para agricultores e trabalhadores e assegure a oferta futura enquanto protege os recursos naturais. No Brasil, país onde está mais consolidada e atuante, ela age via Conselho Consultivo Nacional (CCN), instância política que estabelece estratégias e valida iniciativas, e Grupo de Trabalho Brasil (GTB), instância técnica, responsável pela proposição e concepção das ações. A coordenação do Programa Brasil e o secretariado da Plataforma no país cabem à empresa P&A. Os projetos no Brasil são implementados por meio de uma ampla rede de parceiros e com uma abordagem participativa e colaborativa. Saiba mais em http://www.globalcoffeeplatform.org/pt/.

Informações para a imprensa – ADS Comunicação Corporativa
Contatos: Bruno Pessa / Estevão Rinaldi
Tels.: (11) 5090-3002 / 5090-3004
E-mails: brunop@adsbrasil.com.br / estevaor@adsbrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *