Colheita de café conilon no ES deve ser 10% maior que em 2016, diz Incaper

Imprimir
A colheita de café conilon no Espírito Santo está em reta final e, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), deve superar a do ano passado.

De acordo com o extensionista do Incaper, João Luis Perini, no ano passado o Estado produziu pouco mais de 5 milhões de sacas de café conilon. Já para este ano há uma expectativa de crescimento de 10% na produção.

“Nós trabalhamos com isso, em função das lavouras que conseguiram florar de forma adequada, que o produtor fez a irrigação correta. Na média do estado, estamos acreditando no aumento de 10% a 15%”, destacou.

Queda

Por outro lado, em uma propriedade em São Domingos do Norte, na região Noroeste do Espírito Santo, os últimos grãos estão sendo colhidos e a previsão é que a colheita fique em torno de 2.600 sacas, o que representa queda de 10% quando comparado ao último ano.

“São 3 anos de seca e as chuvas que vieram em 2016 vieram no início de dezembro. Então a florada já tinha sido feita e a chuva não conseguiu acrescentar ao pé em quantidade. Deu qualidade melhor dos frutos, um grão maior, mas não conseguiu colocar mais grãos nos pés”, explicou o produtor rural Isaac Venturim.

Já a agricultora Fabrícia Colombi, de São Gabriel da Palha, disse que a sua produção empatou com a do ano passado: cerca de 700 sacas.

“Ano passado tivemos que podar muito a lavoura. Dessa forma, ela ficou sem investimento de adubação e irrigação. A gente não tinha expectativa e mesmo assim produzimos o mesmo que este ano”, ressaltou.

Fonte: G1 ES

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *