Colheita antecipada no Cerrado Mineiro

Imprimir

Produtores de café do cerrado mineiro já estão colhendo a safra. O clima favorável antecipou o trabalho que geralmente começa em junho.

Os frutos maduros do café são motivo de satisfação para o produtor Gilmar Nitta, de Carmo do Paranaíba, região do cerrado mineiro. A cada volta que a colheitadeira faz na lavoura está rendendo cerca de 40 sacas por hectare.

“A produtividade está superando as expectativas, mas ainda tem uma série de fatores que teremos de analisar no benefício”, disse Nitta.

Na região do cerrado mineiro a colheita do café começa geralmente no mês de junho. Mas neste ano, por conta do clima favorável e das chuvas bem distribuídas, os frutos amadureceram com quase um mês de antecedência.

Em outra fazenda da região, a colheita dos 310 hectares de café é feita de maneira tradicional. O agricultor Roberto Shimosaka, que tem mais de 40 anos de experiência na lida com o café, está surpreso. “Comparando com outro ano, esse aqui está melhor”, falou.

De acordo com a Conab, Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil e deve produzir nesta safra quase 24 milhões de sacas.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *