CNC elabora metodologia para safras de grande porte

Imprimir

O Conselho Nacional do Café (CNC) realizou, nesta quinta-feira (10), reunião plenária em sua sede, na cidade de São Paulo (SP), que contou com substancial presença de seus associados. Em pauta, a apresentação de uma metodologia de política para safras cafeeiras de grande porte no Brasil, elaborada pela assessoria técnica da entidade.

Segundo o presidente Gilson Ximenes, as cooperativas tiveram participação ativa ao longo da apresentação. “Os representantes fizeram intervenções durante as quase três horas de encontro. Houve muito dinamismo e exposição de ideias a respeito de temas como estoques dos consumidores, tendências de mercado e dimensionamento de recursos necessários para uma boa comercialização, que vise maximizar os preços de venda para garantir renda ao produtor”, comentou.

Além disso, Ximenes explicou que essa proposta inovadora tem o intuito de dosar graus diferenciados de intervenção por parte do Estado no ordenamento de fluxo das safras de ciclo bienal alto, de maneira que seja melhorado o preço relativo dos cafés do Brasil, considerando uma conjuntura na qual o produto brasileiro tenha sua importância ampliada, à medida que ocorram quebras de safra dos grandes países produtores. “Trata-se de um processo rico e que envolve todas as cooperativas cafeeiras na elaboração de projetos de políticas a serem entregues aos próximos presidentes”, sintetizou.

O trabalho foi repassado a todos os associados, os quais, por sua vez, farão análises críticas e aprofundadas a respeito do documento para darem parecer em uma próxima reunião, agendada para 24 de junho, na sede do Centro de Excelência do Café de Machado, no Sul de Minas Gerais.

Fonte: Revista Cafeicultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *