Clima continua favorável para a produção de café no Sudeste e no Paraná

Imprimir

As chuvas sobre quase todas as regiões cafeeiras de São Paulo, Sul de Minas Gerais e norte do Paraná estão abaixo da média para janeiro, segundo boletim semanal da Somar Meteorologia. Em algumas localidades, as chuvas estão entre 5% e 15% abaixo da média histórica e de 15% a 20% menor que o observado no mesmo mês do ano passado.

Mas os volumes mais baixos de chuvas não causam danos à cafeicultura, uma vez que a regularidade das águas mantém os níveis de umidade no solo acima dos 80%, condição favorável ao desenvolvimento da planta e dos grãos.

Em São Sebastião do Paraíso, no sul mineiro, por exemplo, choveu 274,7 milímetros até ontem contra os 285 da média histórica e dos 327 milímetros de janeiro de 2012.

Em Franca, interior paulista, choveu 184,8 milímetros neste mês contra os 297,1 da média histórica e 336 mm em janeiro de 2012.

Mesmo com volume menor de chuva, ela ocorre de forma regular e muitas vezes por vários dias consecutivos, porém mais em forma de garoa. O comportamento está diretamente ligado às temperaturas das águas equatoriais do Oceano Pacífico, que neste momento estão um pouco mais frias do que o normal, provocando chuvas abaixo da média, dias bem mais nublados e chuvas de baixa intensidade, de acordo com a Somar.

Entretanto, as temperaturas mais amenas e um excesso de água sobre as folhas aumentam as taxas de proliferação de doenças, como a ferrugem do cafeeiro. E isso poderá limitar a produção. Porém, até agora as perdas são pequenas, não passando dos 5%, conforme o boletim da Somar.

Para os próximos dias, há previsão de chuvas para todas as regiões produtoras de café do Sudeste e do norte do Paraná. Contudo, ainda serão em forma de pancadas.

Somente na próxima semana é que estão previstas chuvas bem mais volumosas. Assim, as condições se manterão favoráveis à cultura ao longo dos próximos 15 dias.

Fonte: Valor Econômico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *